OAeroporto Internacional do Recife (PE) contará com obras de ampliação e reforma nos próximos meses. O contrato para a realização das intervenções foi assinado nesta sexta-feira (19.11) pela Aena Brasil, administradora do terminal, e faz parte do contrato de concessão realizado pela empresa junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), vinculada ao Ministério da Infraestrutura. O pacote de melhorias inclui aumento das pontes de embarque e capacidade operacional, incremento das áreas de pista, táxi e pátio de voo, entre outros. A expectativa é de que as obras já comecem no início do ano e sejam concluídas em 2023.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, as obras realizadas pela concessionária impactarão diretamente no turismo do estado e do país, já que a ampliação do espaço implica em um maior número de voos e de turistas na região. “Essa é a obra que o turismo de Pernambuco tanto esperava. Com isso, ampliaremos o número de voos em nosso estado, aumentaremos o número de visitantes, aqueceremos a economia pernambucana e o melhor, daremos conforto aos nossos passageiros”, disse.
Como parte inicial do contrato de concessão, a Aena Brasil já realizou obras relacionadas às ações emergenciais requeridas pelo contrato com a Anac, como a reforma de todos os banheiros, instalações de ar-condicionado, sinalização, wi-fi grátis, iluminação, escadas rolantes, acessibilidade, correção de falhas de alvenaria, entre outras melhorias. A empresa ainda administra outros cinco aeroportos na região: Maceió (AL), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), e Campina Grande e João Pessoa, na Paraíba.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo