“Estamos enterrados, enterrados, enterrados nos pedidos de férias”, disse Corina Johnson, proprietária da All Points Travel em Utah. “E é tão frustrante porque a disponibilidade é muito pequena.”
Os viajantes de dezembro da Johnson estão indo para os destinos típicos de férias quentes este ano: México, Caribe e Havaí são os três principais. E embora ela tenha poucos pedidos na Europa, “os pedidos de cruzeiros estão aumentando”, disse ela.about:blank
A boa notícia é que suas reservas FIT estão acima dos níveis de 2019. Por outro lado, ela disse, “ainda temos uma boa quantidade de cancelamentos / remarcações motivados pelo medo de adoecer durante a ausência ou de não querer ser vacinado”.
Para piorar, os clientes estão esperando a última palavra sobre os picos da Covid e os requisitos de vacinas – e, portanto, as janelas de reserva geralmente têm apenas uma a seis semanas de antecedência. “Isso só agrava as constantes dores de cabeça e torna muitas viagens quase impossíveis”, disse Johnson.
Na Boutique Travel Advisors em Phoenix, a cofundadora Angie Rice disse que a definição de seus clientes de um ótimo destino de férias é aquela que pode ser alcançada sem trocar de avião.
Uma especialista na Europa, ela vê um interesse crescente no continente para as férias – mas mais importante do que o preço, disse ela, é o objetivo de evitar voos de conexão.
“Eles não sabem se três ou quatro horas são suficientes para fazer uma conexão, mas não querem ficar sentados em um aeroporto por cinco ou seis horas. Portanto, as pessoas estão tomando decisões com base em onde podem voar diretamente”, ela disse. “Meus clientes em Phoenix estão indo para o México e Costa Rica, enquanto a Costa Leste está olhando mais para o México e a Europa.”
Na Travelsavers em Oyster Bay, NY, a diretora de marketing Nicole Mazza disse que o México e o Caribe são sempre os dois mais vendidos, e as agências associadas neste ano estão vendo “números que remontam a 2019”, bem como muito interesse em Porto Rico, Jamaica e a República Dominicana. “Estamos vendo a Europa crescer forte a partir do segundo trimestre, com altos dois dígitos avançando desde a primavera, especialmente nos três I’s tradicionais: Itália, Islândia e Irlanda. Mas para os feriados, Caribe, México e doméstico são nossos principais mercados . “
Em Thousand Oaks, Califórnia, a Town & Country Travel também tem reservado principalmente “estadias do tipo vivenda familiar no Caribe”, o que o vice-presidente de marketing e experiência do cliente Heidi Creed atribuiu às preocupações sobre voos.
“Queremos preparar nossos clientes para o sucesso, por isso não estamos recomendando a Europa para este ano”, disse ela. “As viagens aéreas são uma bagunça e as notícias são tão sombrias que não encorajam as pessoas a irem atrás delas.
“Temos algumas viagens para esquiar no Colorado e em Utah, um cruzeiro no rio e alguns cruzeiros na Regent, em Nova York para o Ano Novo. Mas eu diria que não estamos vendo um fluxo de pessoas fazendo reservas agora.”