O Governo do Brasil decidiu, no fim da noite de ontem, 26, que irá fechar as fronteiras aéreas para seis países da África diante de uma nova variante de coronavírus. O comunicado foi dado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. A medida seguiu as restrições de viagens impostas por países como Reino Unido, Estados Unidos e a União Europeia.
“Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Uma portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, publicou o ministro no Twitter. A restrição afetará, a partir da próxima segunda-feira, 29, os passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini, segundo informou a Agência Brasil.
A nova variante do coronavírus identificada na África do Sul, batizada de ômicron, foi declarada sexta uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Europa
A União Europeia (UE) decidiu, ontem, suspender temporariamente voos de sete países da África Austral, incluindo Moçambique, devido à identificação da variante do coronavírus. A informação foi divulgada ao final da tarde no Twitter pela presidência eslovena do Conselho da UE, que informa que o grupo de Resposta do Conselho a situações de crise (IPCR), juntando Estados-membros, instituições europeias e especialistas, se reuniu e “concordou com a necessidade de ativar o mecanismo travão de emergência e impor restrições temporárias a todas as viagens para a UE a partir da África Austral”.
Foto: Agência Brasil