O Governo da França anunciou medidas preventivas contra o covid-19, como a exigência de negativo do teste com menos de 48 horas para todos com mais de 12 anos, além disso a Atout France alerta agentes e operadores brasileiros para as novas regras que entraram em vigor.
O passageiro vacinado com 12 anos ou mais deve também estar na posse de uma declaração de honra atestando que aceita a realização de um teste na sua chegada (a ser assinada na chegada na França).
Contudo o uso de máscara nas áreas externas não é mais obrigatório com exceções (aglomerações, filas de espera, feiras, estádios). O uso de máscara ainda é obrigatório nos espaços públicos fechados (empresas, lojas, transportes) e em todo território nacional para todas as pessoas com 11 anos de idade ou mais (e à partir de 6 anos na escola) e nos transportes públicos.
Regras
As aglomerações, reuniões ou atividades realizadas nas vias públicas visando reunir presencialmente mais de 10 pessoas permanecem proibidas. O consumo de álcool nas vias públicas permanece proibido. Além disso, desde 21 de julho, o passaporte sanitário é obrigatório para acessar as áreas de lazer e de cultura reunindo mais de 50 pessoas: casa de shows parques de diversão, fliperamas, boates, museus, cinemas, teatros, monumentos, etc.
Exigências
- Passaporte
- Certificado de vacinação completa original impresso
- É possível conferir no site https://www.sante.fr/cf/carte-depistage-covid.html o mapa das farmácias que fazem a conversão do certificado de vacinação em passe sanitário (QR Code francês). O custo é de 36€ por pessoa.
Desde agosto que o passaporte sanitário se tornou obrigatório para entrar em cafés, restaurantes, shoppings (de mais de 20.000 m2), transportes de longa distância (avião, trem, ônibus) e hospitais, para todas as pessoas acima de 12 anos de idade. Para poder acessar estes locais e eventos, qualquer pessoa acima de 12 anos e dois meses de idade deve apresentar um dos itens a seguir:
- Certificado de vacinação completa ;
- Teste PCR negativo ou antígeno (para a detecção da proteína N do SRA-CoV-2) menos de 48 horas, ou;
- Comprovante de que já foi contaminado pela Covid-19.