
O Prêmio Best Tourism Village da Organização Mundial do Turismo (OMT), elegeu as aldeias portuguesas de Cumeada e Castelo Rodrigo entre as melhores do mundo para o turismo rural. A solenidade foi realizada durante a 24.ª Assembleia Geral da organização, em Madrid, Espanha.
Num comunicado enviado à imprensa, o Turismo de Portugal explica que este foi o primeiro ano em que a OMT entregou estes prémios, com o objetivo de “distinguir os melhores destinos rurais a nível mundial e, desta forma, contribuir para a valorização do território rural e comunidades locais através do turismo”.
Nesta primeira edição, Portugal candidatou três aldeias, o máximo de candidaturas permitidas por país, tendo os prêmios recebido um total de 170 candidatos de 75 países.
Com o prêmio, as aldeias vencedoras recebem também o selo Best Tourism Village, que é válido por três anos, após os quais as aldeias serão novamente avaliadas, de acordo com os requisitos de sustentabilidade, para renovação do selo.
Paralelamente, a OMT vai também selecionar, através do Upgrade Programme, um conjunto de aldeias que não preencheram a totalidade dos critérios de Best Tourism Village, mas que vão receber apoio da OMT e outros parceiros para “desenvolver aspetos identificados como a melhorar durante o processo de avaliação da candidatura”.
Foto: Divulgação