A partir de segunda-feira, como uma ação de reforça na prevenção a covid-19, os Estados Unidos estarão exigindo as viajantes que chegarem nos aeroportos do país o teste negativo realizado nas 24 horas anteriores ao voo. A medida foi determinada diante do surgimento da variante ômicron que já foi identificada no território norte-americano.
De acordo com o governo, a cobrança do teste ocorrerá independentemente do nível de vacinação da pessoa ou do país de partida do viajante.
Até então, pessoas não vacinadas tinham de apresentar um teste negativo feito nas 24 horas anteriores ao voo, enquanto os vacinados podiam apresentar um teste com até 72 horas.
Além dos protocolos para viajantes, o plano de inverno do presidente Joe Biden, inclui medidas para incentivar a toma de uma dose de reforço da vacina anti-covid-19 por todos os adultos, para aumentar a vacinação das crianças e o acesso a testes gratuitos em casa, além de expandir a proteção das pessoas nos locais de trabalho.
O programa também irá reforçar as equipas de resposta rápida para ajudar a combater possíveis picos de casos e garantir o fornecimento de medicação de tratamento da covid-19 assim que for aprovada pela Agência de Alimentos e Medicamentos.
Foto: Diana Fernandes