Todos os viajantes que cheguem ao Reino Unido, a partir desta terça-feira, 7, devem apresentar teste negativo para Covid realizado até 48 horas antes da partida. A medida se aplica a maiores de 12 anos de idade. A medida do governo desagradou o setor turístico do Reino Unido que considera a exigência “um golpe devastador” para as viagens e turismo.
As autoridades britânicas consideram, no entanto, que a subida do número de casos de Covid no país e o surgimento da nova variante ômicron são preocupantes e que o país precisa tomar medidas para evitar uma situação ainda mais dramática. “Precisamos tomar medidas para impedir a propagação da nova variante neste país e evitar um problema maior”, explicou Dominic Raab, secretário de Justiça britânico.
As autoridades britânicas alertam ainda que também poderão adotar “outras medidas decisivas, se necessário, para conter o vírus e a nova variante”. Além dos testes antes da partida, o Reino Unido voltou também a decretar a obrigatoriedade do uso de máscara facial nas lojas e transportes públicos.
Por conta da nova variante, o Reino Unido já tinha proibidos os voos da África do Sul e colocou dez países africanos na lista vermelha, o que significa que apenas cidadãos do Reino Unido e irlandeses ou residentes no Reino Unido podem viajar desses países para o Reino Unido. A lista vermelha, a partir desta segunda-feira, 6, passa a contar também com a Nigéria.
Foto: Divulgação