DESTINOS

Trade turístico pede sinalização do Porto da “Dulce” em Olho d água do Casado em Alagoas

Integrantes da cadeia produtiva do turismo no municípios vão entrar ao Governo de Alagoas ,um plano estratégico de consolidação do destino turístico

O  trade turístico e segmentos da cadeia produtiva do turismo se reuniu na noite da última quinta-feira (9) na Câmara de Vereadores de Olho d’água do Casado para discutir o plano de marketing e estratégias para o desenvolvimento do turismo no município e principalmente a Campanha para consolidar o Porto da Dulce, como o ponto oficial de embarque e desembarque para os passeios aos Cânions do São Francisco em Alagoas.

A obra, realizada pelo Governo do Estado, custou aos cofres públicos cerca de R$ 6 milhões e foi um sonho realizado que coloca Olho d’água do Casado definitivamente no roteiro de passeios turístico na região, já que é o único atracadouro estruturado, com acesso pavimentado, sinalizado e com estacionamento para a atender a segurança e conforto dos turistas.

Segundo os secretários de administração Addonys Santos e de turismo Adalberto Inácio é preciso a realização de uma campanha de divulgação para informar as agências e operadoras de viagens, assim como os guias de turistas e visitantes que passam pela rodovia AL 220, que o município possui um porto de embarque com toda estrutura para receber o turista.

“Diariamente passam na entrada de nosso município dezenas de turistas e veículos de excursão e precisamos sinalizar adequadamente e com bastante visibilidade com placas informativas, grande e refletivas sobre o Porto de embarque, que existe em Olho d’água do Casado”, declarou o secretário municipal de turismo, Adalberto Inácio.

Durante a reunião foram discutidas as estratégias para instalar a sinalização, que vai ser viabilizada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). “Estaremos na próxima semana solicitando uma audiência com o secretário Marcius Beltrão, que já sinalizou que vai ser parceiro do Projeto, para criar e instalar as placas informativas que serão fixadas desde o trecho da AL 220 com a BR 101, passando por Arapiraca até Olho d’água do Casado”, disse Addonys Santos.

Ficou decidido que será solicitado a Sedetur todo apoio de mídia, para intensificar a informação da existência do porto de embarque para os passeios aos Cânions em Alagoas, seja nos espaços que o Governo tem nos veículos de comunicação nas rádios, tv e site, além das redes sociais.

Segmentos

Participaram da reunião também representantes dos assentamentos e a representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan), Rute Barbosa, que agora é também chefe do escritório do órgão, instalado recentemente em Piranhas. Empresários que já realizam os passeios aquáticos nos Cânions, como Manoel Foguete e Eliseu Gomes também estiveram presentes e apoiaram a iniciativa.

Os representantes dos assentamentos também estão com um Projeto de turismo com a criação de roteiros de experiência rural, além de dinamizar a produção de artesanato, mel e roteiros de visitação aos mais de 40 sítios arqueológicos existentes na região. O Projeto vem tendo o acompanhamento do Iphan e já é um sucesso envolvendo milhares de assentados que se preparam também para produzir alimentos orgânicos para abastecer as pousadas, hotéis, bares e restaurantes da região.

“Tudo isso faz parte da cadeia produtiva do turismo na região dos Cânions do São Francisco e vamos começar com a consolidação do Porto da Dulce como o local oficial em Alagoas para o embarque de turistas para os passeios”, finalizou Adonnys Santos. 

Artigos relacionados
DESTINOS

Taxa turística volta a ser cobrada no acesso ao centro histórico de Veneza

A Câmara Municipal de Veneza reintroduziu a taxa turística de acesso ao centro histórico da cidade italiana, cujo preço varia…
DESTINOSLEVANTANDO ÂNCORAS

AmaWaterways faz história com cruzeiros fluviais na Colômbia

Após sete anos trabalhando para levar cruzeiros fluviais à Colômbia, a AmaWaterways lançou os primeiros cruzeiros fluviais noturnos no Rio…
DESTINOS

Turismo gera 10,3% dos empregos formais na Bahia

As atividades turísticas geraram mais de 2 mil novos empregos formais na Bahia, em fevereiro deste ano, segundo dados do…