
O Kotel, em Jerusalém (Israel), mais conhecido como Muro das Lamentações, acaba de criar um novo percurso histórico que pode ser feito a pé.
O passeio nos leva de volta aos dias mais gloriosos do Segundo Templo e desce um nível abaixo do solo ao longo dos restos da Grande Ponte – assim o itinerário é chamado – usada pelos peregrinos que iam rezar no Templo.
O percurso inclui várias salas e espaços com novas descobertas da época e uma exposição. As excursões podem ser reservadas através do site do Kotel.
A Oficina Nacional de Turismo de Israel destaca, em nota de imprensa, que “a inauguração deste passeio é de extrema importância não só para o Muro das Lamentações, mas também para Jerusalém e Israel, após oito anos de estudo arqueológico aprofundado e preservação”.
Os túneis do Muro das Lamentações agora têm duas opções de rota, cada uma das quais leva o visitante a partes do Kotel (como é conhecido em hebraico) escondidas da vista, apesar de estarem nos níveis externos e superficiais do local, um dos ícones turísticos mais globais de Israel que, antes da pandemia, recebia milhões de visitas por ano, mantendo o número um como o local mais visitado na cidade de Jerusalém.