Toda festa no Sertão tem quer bode ou carneiro no cardápio, guisado ou assado o bichinho é um presente de casamento, batizado, noivado, e até prêmio de time de futebol. É alegria na mesa dos nordestinos, e quem faz bem essa tradição é a alagoana Edna Gomes Bernardo, nascida em Paulo Afonso, mas com coração alagoano desde criança, infância vivida no povoado São Sebastião, na cidade de Delmiro Gouveia. Ela trouxe as recordações do tempo de menina, onde as carnes eram salgadas ao sabor sol.
Edna Gomes aprendeu a tradição do bode com sua mãe Fátima Almeida, dona de uma churrascaria no povoado Jardim Cordeira, em Delmiro Gouveia. “Desde menina eu gostava de acompanhar minha mãe no restaurante, uma brincadeira que despertou minha paixão pela culinária”, conta. Há 20 anos, ela abriu seu restaurante Tatuakara com as tradições do bode seco e carneiro guisado com feijão verde na manteiga de garrafa e farofa d’água. Além da tilápia frita, um espetáculo.
Preparar o bode seco é como preparar a carne de sol de forma artesanal. Edna usa dois cortes, costela e traseira, ambas retalhadas e cobertas por sal fino. Depois, seguem para o varal por no mínimo dois ou mais dias de sol para apurar.
Depois dos dias de sol, o bode é frito na banha de porco, servido na chapa, escoltado por arroz, feijão verde na manteiga de garrafa e farofa d’ água.
Edna também faz carneirinho guisado, temperado com tomate, cebola, pimentão, alho, sal, pimenta do reino, cominho e um pouco de água para cozinhar até ficar macio soltando dos ossinhos. E o caldo da própria carne com os temperos, é só molhar a farofa d’água.
Farofa d’água é uma divindade da culinária nordestina e Edna segue à risca essa memória. Na receita, a simplicidade da farinha de mandioca, cebola roxa, sal e água morna, aliás, o único ingrediente que vai ao fogo e não pode ficar quente. Quando a água está morna, aos poucos vai misturando a farinha e cebola, até formar pequenas bolas. Este modo de fazer deixa o gosto da farinha evidente ao céu da boca para comer e com bode seco é o manjar do Padim Padre Cícero.
Tatuakara é um restaurante simples, com a beleza dos cactos presentes em cada ambiente e jardim, fica fora do circuito turístico, mas quem chega na cidade é convidado a provar as tradições, afinal, comida é cultura. Com bucho cheio é partir para desvendar a natureza, cultura e história de Delmiro Gouveia.
Visite – Embarcar na viagem pelos cânions do Velho Chico é, sem nenhuma dúvida, o doce da vida e, como já dizia a canção: “O Sertão vai virar mar!..”.
A excursão pelos cânions acontece diariamente com saída do porto da cidade de Olho D’Agua do casado, a bordo do catamarã Menestrel das Alagoas, até o restaurante ecológico Castanho, na cidade de Delmiro. Mas também tem a estrada de barro que leva ao mesmo destino, o Castanho, área de preservação da caatinga.
Para conhecer os cânions do São Francisco pode ser a bordo de catamarã, barco ou até praticar stand Up, tudo leva à contemplação da imensidão do Rio São Francisco, o mar doce nos seus tons verdes. A parada obrigatória é o Mirante do Talhado, com suas rochas esculpidas pelo tempo, lá um barquinho pequeno leva até às grotas, lugar onde foram gravadas as cenas da novela “Velho Chico”. É o mais bonito, tem duas imagens do São Francisco e a água faz reflexo nas rochas de tons avermelhados.
Mas reserve um tempinho para seguir navegando de lancha até o Vale dos Mestres, uma espécie de piscina natural do Velho Chico.
Cânions do Rio São Francisco são dádivas da natureza.
História
No ano de 1904, na Vila da Pedra, havia apenas seis residências e nada mais. Neste mesmo ano, chega ao local o cearense Delmiro Gouveia, com seus sonhos para escrever uma nova história em Alagoas. Seu grande legado foi construir a segunda hidrelétrica do Brasil.
Para conhecer mais a trajetória de Delmiro visite o Museu da Pedra e a Usina Angiquinho, tombada como Patrimônio Histórico Estadual pelo IPHAN.
Delmiro Gouveia, sertão alagoano
294,8 km de Maceió
Tatuakara (@tatuakararestaurante)
Rua José Pereira de Sá, S/N – Bairro Novo/ Telefone: (82) 99925- 3588
Funciona todos os dias das 10h até 20h