Destaques

Indústria do turismo aposta em retomada com cautela em 2022

Representantes de empresas aéreas, hotéis e agências de viagens, reunidos na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), apresentaram uma perspectiva amplamente positiva para o setor no próximo ano, situação atribuída principalmente ao controle da pandemia de covid-19. A audiência pública interativa foi a última etapa de 2021 do Ciclo de Debates sobre Turismo, comandado pelo presidente do colegiado, senador Fernando Collor.

Na abertura da audiência, Collor definiu os dois anos da crise da covid-19 como os mais desafiadores para a história do turismo, quando o produto interno bruto (PIB) global do setor caiu pela metade e foram fechados 65 milhões de postos de trabalho ligados à atividade turística em todo o mundo. No entanto, para ele, o Brasil pode esperar dias melhores. “O cenário atual nos autoriza a termos otimismo, mas com certa cautela. O avanço da vacinação em nosso país tem permitido uma queda drástica nos números de infecção e mortalidade. Aos poucos a vida vai retornando à normalidade, e o setor turístico tem se adaptado com rapidez às exigências do tempo pós-pandemia”, disse.

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, declarou esperar que em até 100 dias a malha viária no Brasil seja restaurada a 100% do nível pré-covid: entretanto, a restauração dos voos internacionais será mais lenta enquanto persistirem as restrições sanitárias impostas por outros países. Para a recuperação do movimento turístico, ele considera fundamental investir na singularidade e na diversidade da produção cultural do país. “Entendemos que vamos atravessar. A aviação vai cumprir o seu papel de, com os outros setores, reconstituir o turismo como uma das atividades econômicas de maior relevância neste país”, avaliou.

Sanovitz também chamou atenção para a disparada dos custos das empresas aéreas — somente o querosene de aviação subiu 91,7% em um ano —, situação agravada pela dolarização do combustível e do leasing.

Questionado pelo senador Jean Paul Prates sobre os aumentos de preços de passagens aéreas apesar da queda de demanda durante a pandemia, o presidente da Abear explicou que não pode responder pelas políticas de cada empresa, mas cobrou um debate aprofundado sobre a política nacional de preços de combustíveis. “A [política de preços de combustível] que nós queremos, como setor, é uma que nos garanta a competitividade interna e externa, voando a mais lugares atendendo a mais gente”, definiu.

Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), disse que 80% das vagas de hospedagem ficaram fechadas durante o auge da pandemia, mas agora o setor “volta a respirar”. Ele espera uma retomada muito forte, e tranquilizou os hóspedes. “A hotelaria está preparada para receber todos os nossos visitantes dando todas as garantias. Preparamos todos os nossos profissionais para bem receber”, afirmou.

Vice-presidente financeiro da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Edmilson Romão considera que 2022 será marcado pela volta à confiança em viajar. “Nem mesmo a notícia de uma nova variante [de covid-19] fez com que houvesse cancelamento das reservas”, observou.

Romão atribuiu a retomada ao esforço de todos os componentes do setor para a execução de regras sanitárias. Ele disse esperar que as festas de réveillon sejam as mais movimentadas dos últimos anos.

Fonte: Agência Senado

Foto: Agência Brasil

Artigos relacionados
Destaques

Disney revela detalhes sobre show da Pequena Sereia no Hollywood Studios

 Quando “A Pequena Sereia – Uma Aventura Musical” estrear ainda este ano no Disney’s Hollywood Studios, a produção combinará artistas…
Destaques

Roadshow promove Destino Paraíba em três cidades do Nordeste

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), e da Secretaria de Estado do Turismo e…
Destaques

Country Bears estarão tocando novamente na Disney World

O Country Bears Musical Jamboree será reaberto no Walt Disney World Resort em 17 de julho, anunciou a Disney na…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :