GASTRONOMIA

Jacaré, o bem receber dos penedenses

Penedo, conhecida como Ouro Preto dos alagoanos, é uma cidade para jogar a âncora e se apaixonar. Caminhar pelas ruas de pedras, visitar as igrejas barrocas, os museus do Paço Imperial, Raimundo Marinho e a Casa de Penedo, e conhecer a feirinha do município com suas tradições, navegar pelo Rio São Francisco, vivenciar a experiência do Brasil colonial. E claro, se esbaldar com jacaré ao molho de coco e farofa, o bem receber dos penedenses.

Quem for à cidade de Penedo e não comer jacaré, é o mesmo quer ir a Salvador e não comer acarajé.

Quem faz o prato, divinamente, é a alagoana Vera Lúcia Alves, do restaurante Forte Maurício de Nassau. Ela nasceu em Porto Calvo, se casou com o penedense Gustavo Lisboa e assim apreendeu a arte de preparar o jacaré com a cozinheira do restaurante, dona Célia (in memoriam), que lhe confiou segredos, como nunca esquecer o pimentão verde na receita.

Do jacaré, usa-se o rabo, conhecido também como macaxeira, a parte nobre do bichinho das águas doces, e os “quartos”, que são escaldados, desossados e desfiados. Depois segue para panela com tomate, cebola e leite de coco em fogo médio até ficar macio. Para finalizar, o azeite de dendê.

Para completar, o deleite vem escoltado por uma farofa preparado com caldo do jacaré, é de comer rezando, e com o molho de pimenta de cheiro com cebola roxa, até carranca (protetora dos pescadores do Rio São Francisco) sorri de felicidade.

Em épocas passadas, o jacaré também ficou conhecido como bacalhau do Rio São Francisco, porque sua pesca era proibida, tinha que pedir na surdina com condinome: “Bacalhau do Rio São Francisco”. Agora, com os criadouros do animal, legalizou-se a venda para restaurantes.

Penedo

Bem, em Penedo existe muita, mas muita coisa legal, além de se deliciar com jacaré ensopado da Mauricio de Nassau. Sugiro agendar o segundo domingo de janeiro para vivenciar a Festa de Bom Jesus dos Navegantes. Depois, é caminhar pelas ladeiras para respirar as histórias das igrejas barrocas, como a Igreja Nossa Senhora da Corrente, construída em 1720 para ser uma capela privativa da família Lemos e é considerada uma das mais lindas do Brasil. A vista do Hotel Francisco é o cartão mais belo de Penedo.

Boa pedida é comparecer a missa na Igreja Nossa Senhora dos Anjos, construída a partir de 1660 sobre as ruínas do forte de Nassau. No Sobrado que hospedou o Imperador D. Pedro II na sua visita à Penedo, em 1859, abriga dois equipamentos culturais: Memorial Raimundo Marinho e Museu Paço Imperial.

A Fundação Casa do Penedo é um espaço dedicado à história da cidade e dos seus principais personagens. Mantém um arquivo iconográfico e documental informatizados, uma hemeroteca especializada, uma biblioteca com rico acervo histórico-cultural, a maior parte doada pelas famílias penedenses.

Penedo é uma cidade de mestres santeiros, uma tradição mantida por Antônio Francisco Santos, conhecido como mestre Timmaia Santeiro. Há mais de 40, ele transforma madeira em santos, Jesus e carrancas.  Também visite Ponto e Contos, onde mulheres bordam com linhas coloridas no vaivém do rio São Francisco, com a graça, a beleza e a identidade cultural de um povo.

Na cidade de Penedo, o passeio de barco pelo Rio São Francisco é feito em lanchas e embarcações pequenas para os municípios de Sergipe. O mais famoso deles é o Santana de São Francisco, por conta do povoado Carrapicho, centro de artesanato de cerâmica. As famosas quartinhas (garrafa para guardar água) de Carrapicho são encontradas nas lojas da feirinha de artesanato de Penedo.

Do passeio pelo Rio São Francisco, se tem a mais bela visão de Penedo, cidade barroca com seus anjos.

Penedo

115.67 km de Maceió

Restaurante Maurício de Nassau

Rua Barão de Penedo, S/N, Penedo, Alagoas/ Telefone: (82) 99929-5276

Funciona todos os dias das 10h até 16h

Artigos relacionados
EVENTOSGASTRONOMIA

Festival Maceió dos Prazeres leva gastronomia popular e música ao vivo ao bairro de Jaraguá

A segunda edição do Festival Maceió dos Prazeres acontece nos dias 28 e 29 de novembro, na tradicional Praça Dois…
GASTRONOMIA

Ofício das Tacacazeiras é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

O processo de elaboração de uma das comidas mais típicas da Amazônia brasileira acaba de alcançar uma importante conquista. O…
EVENTOSGASTRONOMIA

Brasil destaca integração entre gastronomia e turismo sustentável em encontro internacional no Chile

segundo dia do Encontro Internacional de Gastronomia, Turismo e Sabores em Santiago, no Chile, focou nesta terça-feira (25.11) a consolidação…