
Governo brasileiro pode se unir a Portugal para uma solução do problema
ÚLTIMA HORA – O ministro das infraestruturas e habitação de Portugal, Pedro Nuno, alertou que se a companhia aérea TAP encerrar suas atividades o país passará a depender da Espanha para receber seus turistas e exportar seus produtos. Segundo ainda ele “se a TAP não tiver o plano de reestruturação aprovado vai fechar e Portugal perderá centralidade no negócio da aviação.
E o Brasil será também afetado substancialmente porque a TAP é atualmente a companhia aérea internacional que mais transporta passageiros para Europa, além de também ser uma das principais companhias aéreas a transportar produtos brasileiros para a União Europeia.
O pronunciamento do ministro Pedro Nuno também chamou a atenção do setor de exportação do Brasil, onde alguns empresários cogitaram a possibilidade de solicitar ao Governo Brasileiro, para tentar uma parceria com o Governo português, uma solução para o caso.
O ministro foi citado pela imprensa nacional, relativamente a uma notícia da Agência Lusa, afirmando que sem a TAP, o hub de Portugal vai passar a ser em Madrid.
“Estamos a falar na única companhia aérea a operar em Portugal que tem um hub, que faz viagens intercontinentais entre o Brasil, EUA, África e Portugal, e distribui para o resto da Europa”, afirmou Pedro Nuno Santos.
O ministro, que voltou a manifestar confiança de que o plano de reestruturação da TAP seja aprovado por Bruxelas até final do ano, falou em Matosinhos, na apresentação do caderno de encargos para 117 novas automotoras da CP.