Notícias

Atividade turística alcança 80% do patamar pré-pandemia

Em outubro, o Índice de Atividades Turísticas alcançou 80% do patamar registrado em fevereiro de 2020. Em comparação com o mês anterior (setembro), a movimentação econômica do setor registrou um crescimento de 1%; sexta taxa positiva seguida. Com isso, o ganho acumulado entre maio e outubro já chega a 51,2%, diminuindo, assim, a distância do índice registrado antes da pandemia de Covid-19.

O crescimento foi impulsionado pelo aumento na receita das empresas que atuam no segmento de transporte aquaviário (1,5) e nos serviços de alojamento e alimentação (2,5). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta terça-feira (14.12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A cada dia, o nosso governo avança na vacinação da população e, aliada à adoção de protocolos de biossegurança no setor de turismo, já estamos vivenciando a retomada das nossas atividades”, afirmou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. “Desde o início da pandemia atuamos para proteger o setor e prepará-lo para esta retomada, com oferta de crédito, investimentos em infraestrutura turística e orientações sobre boas práticas de segurança”, exemplificou.

Em outubro, a metade dos 12 locais pesquisados acompanharam o movimento de alta na atividade turística nacional. Os destaques vão para os estados de Espírito Santo (3,5), Ceará (2,2), Minas Gerais (1,8), São Paulo (1,1), Pernambuco (0,8) e Rio Grande do Sul (0,7).

Na comparação com outubro do ano passado, o índice apresentou expansão de 26,9%, avançando em todas as 12 unidades da federação onde é investigado. O crescimento nos serviços voltados ao turismo foi impulsionado, principalmente, pelos resultados obtidos nos ramos de hotéis; transporte aéreo; restaurantes; serviços de bufê; e rodoviário coletivo de passageiros. No acumulado deste ano, o crescimento registrado é de 20,7%.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, no qual o turismo está incluído. São acompanhadas cinco principais atividades: serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; e outros serviços.

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Foto: Vitor Jubini

Artigos relacionados
Notícias

EUA: Departamento de Estado reabre renovação de passaporte online, mas é limitada

A renovação de passaporte online está de volta, mas apenas para um número limitado de solicitantes e por um período…
Notícias

EUA: tarifas aéreas caem 3,6% em maio

Quando ajustadas pela sazonalidade, as tarifas aéreas nos Estados Unidos da América (EUA) caíram 3,6% em maio em relação ao…
Notícias

Atividades turísticas crescem 4,5% em abril

O turismo brasileiro continua registrando alta em seus indicadores! Em abril de 2024, o índice de atividades turísticas apontou uma…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :