
Com um mercado cada vez mais exigente, o recrutamento para quadros executivos em empresas nos setores de hotelaria e turismo, destaca a procura por uma crescente profissionalização de candidatos com formação universitária, competências comerciais, capacidades comunicativas e de liderança.
De acordo com especialistas do setor, apesar de ter sido uma das áreas mais afetadas pela pandemia, a hotelaria e o turismo continuam sendo referências no plano econômico português.
Neste cenário, a tendência para 2022 é semelhante à prevista para 2021, marcada pela estabilidade de salários e virada para a procura de funções de gestão e otimização do negócio.
Nas agências de viagens online, por exemplo, destaca-se a procura de perfis como product managers ou business developers com um foco claro no digital.
Nas funções de direção, reforçam-se as cláusulas de proteção à mudança para mitigar o efeito da incerteza e a movimentação no mercado de talentos.
Neste caso, a flexibilidade, o trabalho remoto e benefícios ao nível da saúde, educação e reforma são fatores importantes para o candidato aceitar uma proposta em qualquer setor, nomeadamente da hotelaria e do turismo.
Por fim, apesar de a criatividade e a técnica serem valorizadas, neste cenário, surgem também outras habilidades como a capacidade de análise ou a otimização de custos.
Foto: Divulgação