CIA AÉREAS

Ibéria e Globalia volta a conversar sobre compra da Air Europa

Um novo acordo pode levar as companhias aéreas Iberia e a Globalia, pode levar a compra da Air Europa pela companhia espanhola do IAG, que anunciaram uma nova redada de negociação em janeiro de 2022.

“Foi impossível encerrar com sucesso uma operação tão estratégica para o futuro da conectividade aérea de Espanha, para o fortalecimento do hub de Madrid, o desenvolvimento do nosso turismo de qualidade e a recuperação da economia espanhola”, anunciou hoje a Iberia em comunicado, confirmando assim a suspensão do acordo, citando o jornal espanhol “El Confidencial” (clique para ler: Iberia suspende compra da Air Europa à espera de melhores dias).

A companhia aérea espanhola do IAG e a Globalia assinaram um acordo de compra da Air Europa pela Iberia em 4 de Novembro de 2019 e modificaram-no em 20 de Janeiro de 2021 (clique para ler: Iberia assina acordo para comprar a Air Europa por metade do preço inicial).

As empresas, segundo noticiou ontem o “El Confidencial”, pediram a suspensão do processo por terem assumido que as autoridades comunitárias europeias iriam impor condições (‘remédios’) inaceitáveis no contexto actual de pandemia.

Em contrapartida pela suspensão do acordo, a Iberia pagou 75 milhões de euros à Globalia, quase o dobro do montante que tinha sido estabelecido como penalização caso a transação não avançasse, que era de 40 milhões de euros.

No comunicado divulgado hoje, a Iberia diz que este pagamento é um “sinal de compromisso para chegar a um acordo na segunda fase da negociação e também para eliminar qualquer reclamação pendente relacionada com o acordo de aquisição anterior”.

Para a Iberia, o negócio é “uma operação chave para o país e muito importante para ambas as empresas”, razão pela qual se comprometeu “a explorar diferentes alternativas de estrutura acionista para tentar articular esta operação com a Air Europa”.

A Iberia e a Globalia “concordaram que esses valores serão deduzidos no preço de compra futuro, caso um novo compromisso seja alcançado”, especifica o comunicado.

Com o objectivo de concretizar o negócio, a Iberia anuncia que assinou “um acordo de intenções com a Globalia para avaliar as alternativas e outras estruturas que possam ser do interesse de ambas as empresas, oferecendo benefícios semelhantes aos seus accionistas, clientes e colaboradores, até ao final de Janeiro de 2022”.

“Paralelamente”, acrescenta o comunicado, “continuaremos a trabalhar com o Governo de Espanha para continuar a melhorar a conectividade do país e para continuar a fortalecer o hub de Madrid para torná-lo competitivo com outros aeroportos europeus”.

Artigos relacionados
CIA AÉREAS

TAP adota pagamentos flexíveis da Klarna e torna as viagens aéreas mais acessíveis aos passageiros portugueses

A TAP Air Portugal e a rede de pagamentos e comércio Klarna, baseada numa plataforma de inteligência artificial, estabeleceram uma…
CIA AÉREAS

Air France inaugura nova rota de Caiena, na Guiana Francesa, para Fortaleza (CE)

A Air France continua expandindo sua presença no Brasil e, desde a quarta-feira (16), passou a ter uma nova rota…
AEROPORTOSCIA AÉREAS

Com novo voo para o exterior, Recife se consolida como hub internacional no Nordeste

Graças aos aeroportos brasileiros, o país está cada vez mais conectado com o mundo. No último ano, o Brasil registrou…