AEROPORTOS

Consumidores culpam a Anac por permitir que a Itapemirim operasse na aviação civil

A suspensão dos voos das da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) gerou revolta dos consumidores que acreditaram na empresa e cobram do governo, que através da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o funcionamento da companhia, que já tem um histórico de problemas financeiro, como empresa de transporte rodoviário. A revolta maior que é a empresa já dava sinais que não ia muito bem com 30 dias de operações, quando atrasou o pagamento dos salários dos trabalhadores.

Para os passageiros, a Anac também é responsável porque não tomou providências, assim que a ITA deu sinais de incapacidade de continuar operando e permitiu que a empresa continuasse vendendo passagens e fazendo caixa. O dinheiro das passagens aéreas, para que solicitar o reembolso, será devolvido em 12 suaves prestações até o final do ano, se o governo não prorrogar mais uma vez essa benesse para as companhias aéreas, que também utilizaram este artifício para vender bilhetes e depois suspender dos voos para força os consumidores a pedirem reembolso em 12 meses.

A decisão da ITA, que começou a operar com voo regulares este ano, causou o chamado efeito cascata nos aeroportos, além de também ter aumentado a busca de passagens em outras companhias aéreas que já estão com os voos de fim de ano praticamente lotados.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) alegou que foi informada, por volta de 18h de sexta, pela empresa aérea ITA, sobre a suspensão temporária das operações no Brasil devido a uma restruturação interna.

A Agência determinou que a empresa aérea preste imediatamente atendimento integral a todos os passageiros e comunique, individualmente, sobre cancelamento de voos e reacomodações, bem como garanta o reembolso das passagens aéreas comercializadas, cumprindo as regras da Resolução ANAC 400, de 2016.

A ANAC recomenda, ainda, que os passageiros com voos previstos, a partir deste sábado (18/12), não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea.

A Itapemirim informou que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias devem entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br. A ANAC orienta que os passageiros também recorram à plataforma Consumidor.gov.br.

A segurança das operações aéreas é prioridade da Agência. Devido à paralisação das operações da empresa, a ANAC suspendeu o seu Certificado de Operador Aéreo (COA).

Foto: Dorgival Junior

Artigos relacionados
AEROPORTOSCIA AÉREAS

Com novo voo para o exterior, Recife se consolida como hub internacional no Nordeste

Graças aos aeroportos brasileiros, o país está cada vez mais conectado com o mundo. No último ano, o Brasil registrou…
AEROPORTOS

Aeroportos da Infraero esperam 115 mil passageiros durante o feriado prolongado

Os dez aeroportos da Rede Infraero com voos comerciais regulares devem receber cerca de 115 mil passageiros no feriado prolongado…
AEROPORTOS

Programa Asas para Todos leva 227 jovens para conhecer aeroportos pelo Brasil

O projeto de fomento à educação Asas da História, parte do programa Asas para Todos da Agência Nacional de Aviação Civil…