ALAGOAS

21º Fenearte: Artesanato de Coruripe é exposto no maior evento do segmento da América Latina

O artesanato da palha de Ouricuri produzido pela Associação Pontal Art, do Pontal de Coruripe, vem sendo um dos protagonistas da 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece de 10 a 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

A feira, que é o maior evento de artesanato da América Latina, este ano conta com o tema “É festa no reino da arte”, e reúne produções artesanais de destaque em todo o país. 

Alagoas marca presença na Fenearte com 12 artistas e grupos produtivos, incluindo a Associação Pontal Art de Coruripe, que foi selecionada por meio de edital disponibilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Para a exposição e comercialização das peças alagoanas foi montado um estande na feira. Os artesãos terão também a oportunidade de entrar em contato com os principais lojistas de diferentes partes do país para apresentar o melhor do nosso artesanato.

O gerente de fomento cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Coruripe, Alan Oliveira destacou a importância da participação do município na feira.

“Coruripe está participando desse grande evento, mostrando seu trabalho, nossa arte rica e toda a beleza cultural por traz do nosso artesanato. A Prefeitura através da Secretaria de Cultura e a Sedetur, através do programa Alagoas Feito à Mão, viabilizou a participação da associação por entender a importância dessa ferramenta de desenvolvimento e crescimento para a classe”, pontuou ele.

A artesã e presidente da Associação Pontal Art, Leide Santana, parabenizou a Prefeitura de Coruripe e o Governo do Estado pelo empenho para divulgar o artesanato.

“Gostaria de agradecer a Prefeitura de Coruripe, a Secretaria Municipal de Cultura e o Governo do Estado, pela oportunidade de mostrar o nosso artesanato em feiras tão importantes como a Fenearte”, disse a artesã.

A gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos destacou a importância de incentivar a participação dos artesãos em feiras nacionais.

“Auxiliar os artesãos para participação em feiras e eventos é parte de nosso plano de ações, que busca divulgar a arte popular em todo o país e até mesmo fora dele. É por meio de medidas efetivas como o Alagoas Feita à Mão que o estado é destaque no Programa do Artesanato Brasileiro, se mostrando cada vez mais importante no cenário da cultura popular brasileira”, frisou a gerente.

Por: Anne Rose

Foto: Secretaria de Cultura

Artigos relacionados
ALAGOAS

Com aumento de 70%, Alagoas lidera ranking de vendas da CVC no 1º semestre de 2024

O crescimento do turismo em Alagoas tem sido contínuo. Prova disso é que o nosso estado lidera o ranking de…
ALAGOAS

Paulo Dantas solicita liberação de R$ 4, 5 milhões para ampliação do Centro de Convenções de Maceió

O governador Paulo Dantas esteve reunido com o ministro do Turismo, Celso Sabino, na quarta-feira (18), em Brasília, para tratar…
ALAGOAS

Projeto Cine Misa retorna e proporciona imersão na história do audiovisual alagoano

O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), equipamento gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :