As duas maiores transportadoras regionais dos Estados Unidos se comprometeram a comprar táxis aéreos elétricos.
Na terça-feira, a Republic Airways, sediada em Indianápolis, disse que assinou uma carta de intenções não vinculante para comprar até 200 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Eve Air Mobility, controlada pela Embraer.
Além disso, a SkyWest anunciou que assinou uma carta de intenções não vinculante para a compra de até 100 aeronaves Eve.
Ambas as companhias aéreas disseram que as parcerias também se concentrarão no desenvolvimento de redes de táxi aéreo nos principais mercados dos Estados Unidos.
A Republic disse que se concentrará no desenvolvimento de tais redes na Costa Leste e na região central dos Estados Unidos, com ênfase inicial em Boston, Nova York e Washington, DC
SkyWest foi menos específico, dizendo apenas que ela e Eve se comprometeram a otimizar o serviço eVTOL nas principais cidades que adotaram o sistema. Ao fazer isso, SkyWest e Eve planejam se concentrar nas especificações do aeroporto e um roteiro para a certificação da embarcação eVTOL de Eve.
Os anúncios de terça-feira vieram quando Eve revelou que levará a empresa a público na Bolsa de Valores de Nova York em combinação com a Zanite Acquisition Corp., uma empresa de aquisição de propósito específico (SPAC). A companhia aberta será negociada como Eve Holding e a Embraer terá 82% do capital.
Eve forneceu poucos detalhes sobre a nave eVTOL que está sendo desenvolvida. Mas a Republic e a SkyWest estão longe de suas únicas companhias aéreas parceiras. A empresa alinhou 15 outros parceiros de lançamento, incluindo o locador de aeronaves Azorra, com sede em Fort Lauderdale, que também anunciou sua intenção na terça-feira de comprar até 200 embarcações Eve.
SkyWest opera voos regionais para Delta, United, American e Alaska Airlines, enquanto a Republic opera voos regionais para Delta, United e American. Entre as transportadoras americanas, juntam-se à United , American , JetBlue e à transportadora regional Mesa Airlines, cada uma das quais investiu em embarcações eVTOL, assumiu compromissos de compra provisórios ou ambos.
As companhias aéreas que estão apoiando o desenvolvimento do eVTOL promovem suas possibilidades de facilitar o trajeto de e para os principais aeroportos, bem como os benefícios ambientais do transporte movido a eletricidade.