DESTINOS

Embratur busca recuperar turistas europeus

O presidente da Embratur, Carlos Brito, vem realizando um trabalho de divulgação do Brasil como país seguro para viagens, graças a vacinação de 72% da população adulta contra a COVID-19, o Brasil está com suas fronteiras abertas desde setembro e já retomou a promoção turística internacional e Portugal como um dos mercados prioritários. Uma das publicações portuguesas que concedeu entrevista foi o Publituris, onde Carlos Brito, , revela a estratégia e as expectativas do destino.

O setor de turismo foi um dos primeiros a sofre pela pandemia da COVID-19 De um dia para o outro, também do lado de lá do Atlântico os turistas desapareceram, os hotéis fecharam e os aviões ficaram no chão.

Na entrevista a Publisturis, Carlos Brito destaca as medidas adotadas pelo Governo Federal para manutenção dos postos de trabalho, para aumento da segurança nas relações de consumo no turismo, além de disponibilização de crédito para o setor, que ditaram “uma recuperação importante da atividade turística do Brasil”. “Mais de um terço das operadoras de turismo alcançaram faturação próxima da média histórica, que é de 75% ou mais. E, na comparação com agosto deste ano, 80% das operadoras mantiveram faturação igual ou maior no mês de setembro, demonstrando um processo de consolidação sustentado”, disse ele.


Segundo ainda o presidente da Embratur, o início da recuperação da atividade turística se deu na primeira fase, com promoção doméstica e incentivar os nacionais a retomarem as suas viagens turísticas no Brasil, até porque a maioria dos países continuava com as fronteiras encerradas. “A Embratur atuou na promoção interna dos destinos turísticos, executando campanhas publicitárias, press trips e feiras, com foco na retoma das viagens com segurança”, explica o responsável, revelando que o regresso à promoção internacional só aconteceu este verão, concretamente a partir de julho de 2021, com o objetivo de mostrar que “o Brasil está pronto para receber todos os que se queiram encantar” , declarou ele a imprensa portuguesa.


A tentativa agora da Embratur é melhorar a imagem do Brasil, como destino turístico internacional e Portugal passou ser prioridade a ser trabalhado, depois de se tentar os Estados Unidos com alguns projetos, na era “Trump”, que agora foram deixados para trás, já que o atual presidente Joe Biden, vem colocando o Brasil em listas de países com problemas para os norte-americanos.

A busca agora é tentar conquistar os corações dos europeus, já que logisticamente é mais fácil viabilizar voos da Europa para o Nordeste, por exemplo, do que dos Estados Unidos. Contudo, na avaliação dos operadores de turismo de Portugal e Espanha, hubs para companhias aéreas para o Brasil, a Embratur terá que correr contra o tempo perdido, embora alguns estados brasileiros já estejam bem na frente neste objetivo, como o Ceará, Alagoas e a Bahia que veem trabalhando os destinos europeus com campanhas de marketing alinhadas com a TAP e as operadoras de turismo.

O primeiro passo do Governo Brasileiro será estabelecer uma política de concorrência, que leve o Brasil a destino competitivo, pois um dos maiores concorrentes do Brasil na Europa é Cuba, que promove isenções tarifárias que chegam a baratear os pacotes turísticos em até 30%. Para um operador de turismo de Portugal, que pede para não ser identificado, “o Brasil é o destino preferido dos portugueses, mas falta convencê-lo financeiramente com preços melhores,” finaliza ele.

Artigos relacionados
DESTINOS

Monstros ganharão vida no Epic Universe

O Universal Orlando Resort está dando vida a seus monstros icônicos com Dark Universe, um dos cinco mundos que formarão…
DESTINOS

Início do inverno traz possibilidades para curtir o frio pelo país

Teve início, ontem, dia 20, a estação mais fria do ano no Brasil: o inverno! E, apesar de ser um…
DESTINOS

Curitiba recebe primeiro voo direto de Santiago

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu na quarta-feira (19) o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :