
Dados repassados pela Anvisa informam que o Brasil conta, atualmente, com cinco navio de cruzeiro operando em suas águas. Diante de casos confirmados de covid entre passageiros e tripulantes as embarcações vêm recebendo uma atenção especial da agência federal para evitar o surgimento de novos casos da doença.
MSC Splendida
A Anvisa notificou à empresa no sábado, 1º, sobre o impedimento de embarque previstos para o domingo. A agência solicitou ainda que a empresa MSC notificasse os viajantes sobre a impossibilidade de embarque no MSC Splendida no dia 2 de janeiro. A operação da embarcação foi interrompida ainda no sábado, no porto de Santos (SP), para investigação epidemiológica. Com capacidade para 3.051 passageiros, em atendimento ao protocolo vigente, não há passageiros a bordo. Segundo a Anvisa, ontem, domingo, o cenário epidemiológico foi alterado para nível quatro, que implica em quarentena para a embarcação.
Costa Diadema
A operação da embarcação foi interrompida no dia 30 de dezembro. A Anvisa determinou que o navio seguisse para seu destino final, Santos (SP) e que fizesse o desembarque de todos os passageiros dentro do protocolo previsto. Somente passageiros com teste positivo ou residentes locais puderam desembarcar no porto de Salvador (BA) onde estava a embarcação.
O navio está a caminho de Santos (SP). Somente atividades essenciais estão autorizadas e onde todos os passageiros serão desembarcados. A embarcação tem capacidade para 2.368 passageiros. O navio também está no nível quatro do cenário epidemiológico, o que impede a operação.
MSC Preziosa
Atracou na manhã de ontem, dia 02, no Porto da Cidade do Rio de Janeiro. O desembarque dos passageiros foi iniciado após avaliação das autoridades de saúde da situação epidemiológica a bordo. O navio tem capacidade para 3.016 passageiros, em atendimento ao protocolo vigente.
A embarcação está no nível três do cenário epidemiológico. De acordo com essa avaliação, os novos embarques foram autorizados no domingo. Mas, a mudança do cenário epidemiológico pode impedir novos embarques e levar ao encerramento do cruzeiro.
Costa Fascinosa
O navio está operando e conta com capacidade para 1.083 passageiros, em atendimento ao protocolo vigente. A exemplo do Preziosa, a embarcação também está no nível três do cenário epidemiológico.
MSC Seaside
A embarcação está no nível três do cenário epidemiológico. Em atendimento ao protocolo vigente, tem capacidade para 3.622 passageiros. Mas, a mudança do cenário epidemiológico pode impedir novos embarques e levar ao encerramento do cruzeiro.
Diante do quadro pandêmico evidenciados nos cruzeiros pela costa brasileira, a Anvisa reforça que a retomada das operações dos navios para a temporada de 21/22 foi prevista pela Portaria Interministerial CC-PR/MJSP/MS/MINFRA 658, de 5 de outubro de 2021.
Fonte: Anvisa