O website AirlineRatings.com, que se dedica a ratings relacionados com segurança, produto e covid-19, elaborou uma lista das companhias aéreas mais seguras para o ano de 2022, e outra com as 10 companhias aéreas lowcost mais seguras para o mesmo período.A Air New Zealand foi considerada a companhia de aviação mais segura para o ano de 2022, sendo que a AirlinesRatings.com salientou que esta companhia opera “em algumas das condições climatéricas e ambientes remotos mais difíceis”.
A companhia mais segura para o ano de 2022 também conta com uma frota jovem, com uma idade média de 6,8 anos, um programa de monitorização dos seus motores em tempo real, o sistema de comunicação entre os pilotos e os controladores aéreos Future Air Navigation System, e recorre a especificações RNP para aproximações precisas em zonas montanhosas com nuvens.
Depois da companhia neozelandesa, seguem-se a Etihad Airways, a Qatar Airways, a Singapore Airlines, e a portuguesa TAP Air Portugal.
À companhia de bandeira portuguesa seguem-se a SAS, a Quantas, Alaska Airlines, EVA Air, Virgin Australia/Atlantic, Cathay Pacific Airways, Hawaiian Airlines, American Airlines, Lufthansa/Swiss Group, Finnair, Air France/KLM Group, British Airways, Delta Air Lines, United Airlines e a Emirates.
O website recorda o incidente de 2018 no Aeroporto de Perth, resultado de uma combinação de factores, que culminou na entrada em pista activa de uma aeronave 737, que esteve em perigo de colidir com outro 737 de outra companhia aérea, que custou o primeiro lugar à Quantas. O relatório deste incidente apenas foi divulgado em finais de 2020.
No que diz respeito à lista das 10 companhias aéreas lowcost mais seguras para 2022, esta é liderada pela Allegiant, que é seguida pela easyJet e pela Frontier. O Jetstar Group, a Jetblue, a Ryanair, a Vietjet, a Volaris, a Westjet e a Wizz completam esta lista.