
Apesar de a pandemia, que afetou a economia mundial, a Airbus declarou que foram entregues 611 jatos de passageiros em 2021, um aumento de 8% em relação a 2020, mas uma indicação de que as companhias aéreas ainda estão cautelosas em adicionar novos aviões durante uma pandemia que reduziu as viagens em todo o mundo.
Mais de três quartos das entregas do ano passado foram para aviões da família A320 da Airbus, que são usados principalmente para voos de curta e média distância. As entregas de aviões de fuselagem larga e dois corredores continuaram atrasadas, refletindo a recuperação muito mais lenta nos voos internacionais.
A Airbus, com sede em Toulouse, na França, disse que recebeu 507 pedidos líquidos no ano passado, excluindo os cancelamentos. A maioria era para aviões do grupo A320neo de aviões de corredor único. A empresa disse que terminou o ano passado com uma carteira de pedidos de 7.082 aeronaves.
O CEO Guillaume Faury disse que os pedidos indicam que as companhias aéreas estão confiantes no crescimento das viagens aéreas após o Covid-19. Ele disse que “enquanto as incertezas permanecem”, a Airbus está a caminho de aumentar as taxas de produção até este ano.