O ano começa com o anúncio do Turismo de Portugal que abriu candidaturas para o Programa Transformar Turismo, que conta com 20 milhões de euros para apoiar a “criação de um turismo cada vez mais sustentável, responsável e inteligente”. A iniciativa tem a finalidade de promover o “desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores que qualifiquem o território e comportem, para além de vantagens competitivas para as organizações, benefícios sociais tangíveis e impacto positivo no meio ambiente”, afirmou o comunicado.
O programa inclui duas linhas, designadamente Territórios Inteligentes e Regenerar Territórios, que se destinam “às entidades públicas e privadas do sector, preferencialmente agrupadas em projetos conjuntos, de rede ou em Estratégias de Eficiência Coletiva, que tenham como pano de fundo a valorização e inovação turística dos territórios através de projetos que estimulem atividades ou serviços de maior valor acrescentado ligados aos produtos turísticos de relevo, tais como turismo cultural e patrimonial, turismo natureza, turismo industrial, turismo literário, enoturismo e turismo gastronômico”.
O comunicado especifica que “a linha Territórios Inteligente conta com uma dotação global de 4 milhões de euros e está aberta até 31 de Dezembro de 2022”, enquanto “a linha Regenerar Territórios, com uma dotação de 16 milhões de euros, prolonga o seu prazo até 31 de Dezembro de 2023”. As candidaturas podem ser apresentadas através da plataforma SGPI do Turismo de Portugal.
No dia 21 de Janeiro, o Turismo de Portugal vai organizar um webinar de participação gratuita dirigido aos potenciais promotores de projetos, “durante o qual será apresentado, em maior detalhe, o Programa Transformar Turismo e as duas linhas de apoio”.