
Estudar na Europa sempre foi uma tradição das famílias mais abastardas no Brasil que buscavam principalmente na Universidade de Coimbra, formas seus filhos. Hoje esta tradição diminuiu até porque o Brasil possui boas Universidade, mas ter um certificado europeu agrega valor a carreira de qualquer profissional.
Pensando nesta demanda o CircuitoMundo.com produziu uma matéria para atender aos que desejam ir ao Velho Mundo, em busca de mais conhecimento e até também de novas relações sociais.
Vamos informar o que é necessário para estudar em Portugal e por isso reunimos todas as informações em uma matéria para que você possa tirar todas as suas dúvidas. Se você está pensando em estudar em Portugal precisa de planejamento, tempo e dedicação para reunir toda a documentação necessária para universidade e para fazer o visto de estudo no Consulado de Portugal no Brasil.
Vamos começar pelo visto para morar no exterior que sempre deve ser feito no seu país de origem, no caso o Brasil. Não é indicado viajar para Portugal como turista e alterar o visto no país. O processo de visto sempre deve ser feito no Brasil. Dessa forma, você já chega com o visto de estudo de Portugal e precisará agendar sua marcação no SEF, que é o órgão encarregado de dar andamento ao processo do Título de Residência.
Primeiro passoDefinir o curso que vai realizar é o primeiro e em qual universidade. Após essa decisão, você deve se candidatar pela internet ao programa desejado (Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado). A universidade irá solicitar seu diploma, histórico escolar, seu currículo e também uma carta de motivação. Alguns processos seletivos também possuem entrevistas por Skype.
Graduação
Quem deseja graduação, a nota do ENEM é aceito em 51 universidades portuguesas (exceto para Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária).
Agora se você quer apenas estudar um semestre ou dois em Portugal – durante a graduação, você deve entrar em contato com o setor de Relações Internacionais da sua universidade no Brasil e verificar as universidades portuguesas com que possui parceria.
Depois de conhecer a lista de universidades de Portugal parceiras com a sua do Brasil, você poderá fazer um programa de Intercâmbio em Portugal, chamado de Erasmus+.
Conheça as melhores universidades de Portugal.
Documentação para estudar em Portugal
Em paralelo a sua inscrição na universidade, você já deve começar a organizar sua documentação para morar em Portugal:
RG atualizado (com uma foto recente);
Certidão de nascimento atualizada;
Passaporte brasileiro dentro da validade;
Certificados, diplomas e históricos escolares (acadêmicos, de cursos e congressos).
*Após a aceitação na universidade você deve começar a ir atrás dos documentos para o visto, que explicamos nessa matéria.
Ano letivo em Portugal
O ano letivo em Portugal inicia no meio de setembro. Por isso, é necessário fazer sua inscrição na universidade entre março a julho (que varia de acordo com cada instituição de ensino). O primeiro semestre vai de setembro a janeiro e o segundo semestre de fevereiro a junho. Já as férias de verão acontecem entre meados de junho até o início de setembro.