AEROPORTOS

ANAC flexibiliza regra de slots de janeiro a março para voos cancelados por Covid-19

Diante do aumento da contaminação causada pela variante ômicron da pandemia de Covid-19 e dos cancelamentos de voos decorrentes do afastamento de tripulantes e profissionais de empresas aéreas infectados, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) decidiu aplicar medida de flexibilização (waiver) para cancelamentos de slots nos aeroportos coordenados entre 1º de janeiro de 2022 e 26 de março de 2022, período que coincide com o final da temporada de inverno 2021 (W21).

Com a decisão, as companhias aéreas não estão mais obrigadas, conforme a regra temporária anterior, a informar os cancelamentos à ANAC com a antecedência mínima de 4 semanas, o que vale apenas para as operações planejadas para o período de 01/01/2022 a 26/03/2022.

Direitos

Contudo, no caso de alteração de horários e itinerários realizada de forma programada, as empresas aéreas deverão observar as regras da Resolução nº 400/2016, especialmente quanto à comunicação prévia ao passageiro com antecedência mínima de 72 horas em relação ao horário original do voo.

As companhias deverão ainda, em qualquer caso, oferecer ao passageiro a opção de remarcação da passagem para data de sua conveniência, dentro da validade do bilhete, ou o reembolso integral no prazo de sete dias contados da solicitação.

Foto: Aeroporto de Guarulhos Divulgação

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Movimentação nos aeroportos cresce 6% em março e ultrapassa 23 milhões de passageiros no trimestre

No primeiro trimestre deste ano, mais de 23,7 milhões de viajantes embarcaram em voos nacionais movimentando os aeroportos de todo…
AEROPORTOSCIA AÉREAS

Com novo voo para o exterior, Recife se consolida como hub internacional no Nordeste

Graças aos aeroportos brasileiros, o país está cada vez mais conectado com o mundo. No último ano, o Brasil registrou…
AEROPORTOS

Aeroportos da Infraero esperam 115 mil passageiros durante o feriado prolongado

Os dez aeroportos da Rede Infraero com voos comerciais regulares devem receber cerca de 115 mil passageiros no feriado prolongado…