Destaques

OMT aposta em recuperação do turismo em 2022

Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que em 2022 as chegadas de turistas internacionais possam ter uma recuperação entre 30 e 78% em comparação a 2021. Apesar da previsão otimista, ela está 50% abaixo dos níveis pré-covid.

O último Barômetro da OMT reflete que no final de 2021 as chegadas de turistas internacionais cresceram 4% em todo o mundo, apesar de ainda estarem 72% abaixo dos níveis pré-pandemia. Além disso, o segundo semestre foi melhor que o primeiro.

A organização das Nações Unidas assinala que o cenário incerto é também marcado por outras tensões, como as derivadas dos elevados preços do petróleo, o aumento da inflação, a possível subida das taxas de juro, os elevados volumes de dívida e as contínuas rupturas da cadeia de fornecimento.

A reviravolta do setor, sobretudo na Europa e América, juntamente ao aumento da vacinação e a coordenação das restrições de viagem, pode permitir a recuperação da confiança nas viagens e acelerar a recuperação do turismo mundial em 2022.

As viagens nacionais continuam a recuperar num crescente número de destinos, especialmente aqueles com mercados domésticos maiores, tal como todas as atividades relacionadas com a natureza e o turismo rural.

O Painel de Especialistas da OMT conclui que 61% dos profissionais veem melhores perspetivas para 2022, sobretudo no terceiro trimestre (verão no hemisfério norte).

64% dos especialistas considera que o regresso das chegadas internacionais aos níveis de 2019 não será até pelo menos 2024 (em setembro essa percentagem estava em 45%).

O estudo aponta que a Europa e a América registraram os melhores resultados em 2021, com aumentos de 19 e 17%, respetivamente, sobre 2020, mas permanecem 63% abaixo de 2019. Dentro destes continentes, destaque para a Europa mediterrânea e América Central, com crescimentos superiores a 50%.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados
Destaques

Disney revela detalhes sobre show da Pequena Sereia no Hollywood Studios

 Quando “A Pequena Sereia – Uma Aventura Musical” estrear ainda este ano no Disney’s Hollywood Studios, a produção combinará artistas…
Destaques

Roadshow promove Destino Paraíba em três cidades do Nordeste

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), e da Secretaria de Estado do Turismo e…
Destaques

Country Bears estarão tocando novamente na Disney World

O Country Bears Musical Jamboree será reaberto no Walt Disney World Resort em 17 de julho, anunciou a Disney na…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :