ENOTURISMO

Vinícolas gaúchas promovem atrações para celebrar a colheita da uva

Todo início de ano é tempo de festa no Rio Grande do Sul. Isso porque em janeiro começa a temporada da Vindima no estado, período de ouro do enoturismo no país, quando milhares de turistas visitam a região para participar das celebrações da colheita da uva e da produção de sucos, vinhos e espumantes.

Entre janeiro e março as vinícolas das cidades que fazem parte do Vale dos Vinheiros – Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul -, além de outros municípios vizinhos, oferecem uma vasta programação recheada de uva e de atividades que envolvem a fruta, como visitas guiadas aos parreirais, a tradicional pisa das uvas e degustação de vinhos. Ao mesmo tempo, os visitantes podem vivenciar a história da imigração italiana no Brasil e conhecer alguns de seus costumes e tradições.

Em Bento Gonçalves, por exemplo, uma das cidades mais visitadas no período da Vindima, as festividades tiveram início no último final de semana e se estendem até 20 de março. Este ano, pela primeira vez, Gramado também vai celebrar a Vindima. De 10 de fevereiro a 6 de março, sete vinícolas e cantinas da região vão oferecer atrações diferenciadas aos visitantes.

Texto: Ascom Ministério do Turismo

Foto: Renato Soares/MTur

Artigos relacionados
ENOTURISMOGASTRONOMIA

São Paulo: o Estado dos queijos, dos vinhos e dos cafés

A culinária, além de parte da identidade de um destino, é um dos atrativos mais procurados pelos turistas. De acordo…
ENOTURISMO

ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova

A 10.ª edição do ÉvoraWine vai reunir, nos dias 23 e 24 de maio, vai reunir 50 produtores que darão…
ENOTURISMO

Vinhos de Morro do Chapéu premiados projetam enoturismo da Chapada Diamantina (BA)

Morro do Chapéu, na zona turística Chapada Diamantina, comemora a premiação nacional de vinhos produzidos no terroir do município. Os…