
O governo português certificou o “Caminho da Costa” para Santiago de Compostela em reconhecimento a importância histórica e cultural. Com 138 km de extensão, a rota atravessa os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença. O pedido de certificação tem a concordância dos municípios atravessados e apresenta condições de segurança, transitabilidade, equipamentos de apoio e informação.
Este é o terceiro caminho certificado, seguindo-se ao Caminho Português de Santiago Interior e ao Caminho Português de Santiago Central – Alentejo e Ribatejo, processo iniciado em 2019, que visa a salvaguarda, valorização e promoção destes itinerários.
Para o efeito, foi criado um órgão de coordenação de âmbito nacional, a Comissão de Certificação, composta por quatro membros, com competências técnicas na área da cultura ou do turismo, que é responsável pela análise das candidaturas, e um Conselho Consultivo, onde se encontram representadas as áreas da Administração Pública central e regional com relevância neste processo, para além do representante da Igreja Católica e das Associações de Peregrinos.
Foto: Reprodução