Turismo rural
A atividade turística pode tirar muitos municípios da situação de dependência de sua população do Poder Público para geração de empregos e renda. Contudo, há que acredite que tem gestores que desejam manter o povo na mendicância, para se manter no poder. Quanto mais pobres mais dependentes deles, uma maldade sem tamanho. Contudo tem possua a grandiosidade de lutar por dias melhores para seu povo e proporcionar cidadania e dignidade. O Brasil é um país rico em bela natural e um clima propício para o desenvolvimento do turismo durante todo ano. Por isso, as entidades de turismo identificaram uma crescente busca de turistas por produtos e serviços que despertem emoções únicas e façam sentido. Por causa dessa nova configuração, surge o serviço baseado na experiência, que proporciona momentos de prazer que permanecerão na memória do turista, fazendo com que ele desenvolva uma ligação emocional com o serviço. O turismo por si é uma atividade experiencial, pois o indivíduo deixa seu local habitual para viver no espaço de outros, alterando sua rotina. Nos passeios tradicionais, em geral, os pontos de visitação são escolhidos pelo turista, que entra no ônibus a partir do hotel e só desce no local a ser visitado, sem qualquer interação mais profunda com o local. Já no turismo de experiência pode-se observar a interação real com o espaço visitado. É uma maneira de atingir o turista de forma mais emocional, por meio de experiências, com a ideia de estimular vivências e o engajamento em comunidades locais que geram aprendizados significativos e memoráveis.
Turismo de experiência
No Brasil as propriedades rurais saíram na frente no quesito turismo de experiência. Os fazendeiros que têm lavouras ou criações de animais perceberam que receber visitantes, hospedá-los e proporcionar vivências reais é altamente lucrativo, principalmente no momento atual, em que a pandemia de Covid-19 fortalece cada vez mais esse tipo de turismo.
Imersão
O turismo de imersão rural proporciona ao viajante a oportunidade de percorrer sítios, fazendas de famílias tradicionais, aprender sobre a cultura e história, sobre o tipo de cultivo e as tradições locais. Essa modalidade de turismo beneficia as comunidades locais social e economicamente.
Importância
A equipe técnica de turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta a importância do turismo de experiência para o desenvolvimento municipal, já que esse nicho é o responsável por percentuais significativos nas receitas.
Penedo/IGPS
O Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais(IGPS) realiza hoje mais uma ação gratuita de exames oftalmológicos, desta vez na cidade de Penedo. Cerca de 50 crianças e adolescentes serão beneficiados com a ação que tem como tema “Sua vida com um novo olhar”. Após o resultado dos exames serão distribuídos óculos para quem foi detectado com problemas na visão. Tudo gratuitamente numa ação social beneficente.
Cadeia produtiva
A atividade turística se diferencia de outras atividades econômicas por possuir, como uma de suas principais características, a possibilidade de estimular segmentos e toda uma cadeia produtiva local, com destaque para os segmentos de prestação de serviços como da hotelaria, alimentos e bebidas, agências de viagens, além do oferecido em outras áreas, como o setor de transportes.
Desenvolvimento
Além de estimular a atividade econômica nos Municípios, o turismo promove o desenvolvimento da infraestrutura local, que atende à população, como estradas, aeroportos, saneamento básico, saúde e segurança, em razão do efeito multiplicador na economia gerado pela implantação da atividade turística nos Municípios.
Casado/exposição
O município Olho d’água do Casado é destaque em São Paulo com a exposição fotográfica dos atrativos turísticos do município. A exposição foi aberta na última sexta-feira (4), na estação Vila Sofia, por onde passam diariamente cerca de 750 mil pessoas, o que dá uma visibilidade de 22,5 milhões nos 30 dias em que estará exposta.
Casado/exposição 2
A exposição ficará até o mês de março e ainda em fevereiro deverá acontecer um coquetel com agentes e operadores de viagens e representantes de companhias de viagens de São Paulo, onde será realizado um explanação do potencial turístico do município e da região, assim com ofertado pelo prefeito Zé da Emater as condições para investidores e viabilizar marinas, hotéis, pousadas e até equipamentos de esporte radical.
Casado/revista
O município também é destaque durante todo mês de fevereiro na Revista Fácil, que tem mais de 25 anos de mercado, sendo uma das de maior leitura principalmente no Nordeste e São Paulo, onde já chegou a ser revista de bordo. A edição de fevereiro trás uma reportagem especial sobre Olho d’água do Casado.