Apesar de a transação ainda estar sujeita a aprovações regulatórias, a American Airlines finalizou um acordo no qual investirá US$ 200 milhões na Gol e desenvolverá um acordo de compartilhamento de código exclusivo com a operadora. Com isso, a aérea americana assume uma participação de 5,2% na empresa brasileira e passaria a ser integrante do conselho de administração da operadora.
O acordo permite que as operadoras se tornem parceiras exclusivas de codeshare entre os EUA e o Brasil. Juntas, as operadoras operam serviço entre 30 cidades nos EUA e 20 destinos no Brasil, segundo a American.
Além disso, neste ano, os membros dos programas de fidelidade AAdvantage da American ou Smiles da Gol poderão acessar recompensas de status em ambas as companhias aéreas, incluindo assentos preferenciais, check-in e embarque prioritários, acesso ao lounge e uma franquia maior de bagagem despachada, de acordo com a American.
A American anunciou uma parceria com a Gol em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia e logo após o término da parceria da aérea brasileira com a Delta.