NEGÓCIOS

ANAC inicia certificação de aeronave elétrica 

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) oficializou o início da certificação de tipo da aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL – do inglês, Electric Vertical Take-off and Landing) EVE-100, feito pela Eve Mobilidade Aérea Urbana. Essa foi a primeira solicitação recebida e validada pela Agência para obtenção de certificado de tipo para aeronave com característica de pouso e decolagem vertical.

A validação do pedido pela Agência marca o início do processo de certificação de tipo, a primeira de uma série de etapas que a verificação dos requisitos de segurança da aeronave, incluindo testes e avaliações de todos os aspectos técnicos relevantes para garantir a segurança do projeto da aeronave.

Na visão do superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato, esse é o início de um projeto que traz ganho significativo no futuro da aviação, não só no Brasil, mas com vistas ao mercado global. “Do ponto de vista da regulação, há muito trabalho a ser feito, não somente em relação à tecnologia da aeronave, mas na definição de todo ecossistema. O Brasil tem condições e engajamento para lidar com este desafio”, destacou.

O EVE-100 será projetado para transportar quatro passageiros com um piloto a bordo. O eVTOL possui oito rotores responsáveis pelo pouso e decolagem verticais e dois rotores responsáveis pelo deslocamento horizontal. A aeronave é totalmente elétrica, com baixo ruído e zero emissões de carbono. De acordo com a empresa, o EVE-100 encontra-se em estágio inicial de desenvolvimento.

A ANAC é reconhecida internacionalmente como uma das principais agências de certificação de aeronaves do mundo, sendo membro do Certification Management Team (CMT) junto com as agências norte-americana (FAA), europeia (EASA) e canadense (TCCA), o que facilita a aceitação dos produtos aeronáuticos brasileiros em escala global.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados
NEGÓCIOS

Entrada de turistas estrangeiros no Brasil cresce 14,8% em maio na comparação ao mesmo período de 2023

mundo voltou a olhar o Brasil e reconhecer seu potencial turístico. É o que demonstra o mais recente dado de…
NEGÓCIOS

Mexicana de Aviación encomenda 20 jatos E2 da Embraer

A Mexicana de Aviación, companhia aérea estatal do México, fez um pedido de 20 jatos E2 da Embraer (NYSE: ERJ;…
NEGÓCIOS

Nova rodada do Programa de Aceleração do Turismo Internacional está com inscrições abertas

Companhias aéreas brasileiras ou estrangeiras interessadas em ampliar a conectividade aérea de novos voos internacionais para o Brasil já podem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :