De maneira delicada, utilizando diferentes suportes, a exposição “Eu passarinho” — cujo nome faz alusão ao poema homônimo de Mário Quintana —, apresenta uma série de pinturas, tendo o retrato feminino como elemento central. A mostra fica em cartaz no Mucuri, espaço cultural e gastronômico, no Centro Histórico de Marechal Deodoro, de 12 de fevereiro a 13 de março de 2022. A entrada é gratuita.
Júlia Beck, nascida em Florianópolis e residente em Alagoas desde 2012, traz nessa exposição pinturas que misturam a sua experiência com o sagrado feminino e a forte influência de imagens e personagens da natureza. “A inspiração se inicia numa encomenda que vem escrita, quase em poema. É uma encomenda de um retrato feminino… A inspiração me rende para quatro quadros e pássaros começam a surgir neles”, revela a artista.
Misturar objetos, letras e imagens é a forma como a Beck enxerga o mundo, buscando em seu trabalho criar uma unidade com esses elementos. “Tive uma formação autônoma nas artes, muito baseada na experimentação. Como nasci com glaucoma, hoje vivencio a perda da visão. Por isso me sinto aprendiz, aprendiz desse novo lugar, me adaptando com a deficiência e com uma nova forma de ver o mundo. Sinto-me frágil e pequena e ao mesmo tempo cantando alto para o mundo, me expressando como um passarinho”.
Foto: Divulgação