DESTINOS

Embratur une forças para promover o turismo acessível no Distrito Federal

Com o objetivo de promover e desenvolver o Turismo Acessível em Brasília, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), o Ministério do Turismo e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O documento foi assinado em evento realizado na Casa de Chá, localizada na Praça dos Três Poderes, um dos importantes pontos turísticos da Capital Federal.

O ACT estabelece um plano de trabalho para que sejam colocadas em prática ações conjuntas que beneficiarão turistas com deficiência ou mobilidade reduzida. À Embratur caberá a promoção do Distrito Federal como destino turístico acessível, após ações anteriores tomadas pela Setur-DF e pelo Ministério do Turismo para garantia da infraestrutura adequada nos atrativos turísticos, tecnologias e desenvolvimento de rotas, cursos, materiais de qualificação, entre outras ações.

“Turismo Acessível é uma pauta de extrema importância e é uma bandeira levantada e carregada pelo presidente Jair Bolsonaro, pela primeira-dama Michelle Bolsonaro e pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que enquanto presidente da Embratur criou a Gerência de Turismo Acessível para desenvolvimento deste tema que gera felicidade e inclusão. Estejam certos de que a Agência promoverá mundo afora a Capital do Brasil, reforçando o quanto é inclusiva com relação ao turismo”, disse Edson Queiroz, diretor de Gestão Corporativa da Embratur, representando no evento o presidente da Agência, Carlos Brito.

As medidas tomadas para a inclusão de turistas tem potencial de beneficiar 46 milhões de brasileiros, de acordo com Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do Distrito Federal, além de 131 mil brasilienses. “Recebi a missão do governador Ibaneis Rocha de trabalhar para consolidar Brasília como um destino de referência no turismo acessível”, salientou.

Durante o evento foram lançados dois miniguias preparados pela Setur-DF onde são detalhadas adequações na Rota Arquitetônica Acessível (Praça dos Três Poderes, Catedral, Torre de TV, Planetário, Complexo da República e Memorial JK) e na Rota Religiosa Acessível (Igrejinha de Fátima, Catedral Rainha da Paz, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Templo da Boa Vontade e Santuário Dom Bosco). Os atrativos possuem vagas nos estacionamentos com zebramento e meio fio rebaixado, acesso ao memorial sem degraus, piso tátil, elevador para acesso ao segundo pavimento, Banheiros acessíveis, material promocional em braile (com braile ou audiodescrição na maioria das obras expostas), cadeira de rodas disponíveis para empréstimo, atendentes qualificados e entrada gratuita para PCD e acompanhante

A Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo será a responsável, dentro da Pasta, pela execução do plano de trabalho do ACT junto à Setur-DF e à Embratur. O documento tem vigência de 24 meses e foi assinado pelo diretor de Gestão Corporativa da Embratur, Edson Queiroz, pela secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça e pelo secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, Fábio Pinheiro. “Pretendemos beneficiar também as pessoas com mobilidade reduzida, como por exemplo, os idosos, os obesos e se somarmos esses números podemos chegar a 66% da população brasileira, por esse motivo o programa é uma prioridade de governo federal”, detalhou Pinheiro.

Pela Embratur, estiveram presentes no evento de assinatura do ACT a gerente de Turismo Acessível, Eline Barbosa, e o coordenador de Turismo Náutico, Gentil Venâncio. Também participaram Henrique Severien, presidente da ABIH/DF; Flávio Pereira dos Santos, secretário de Estado da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal; José Aparecido da Costa Freire, Presidente da Fecomércio/DF; Samuel Ossa Dietsch, Ministro Conselheiro da Embaixada do Chile; dentre outras autoridades.

Artigos relacionados
DESTINOS

Início do inverno traz possibilidades para curtir o frio pelo país

Teve início, ontem, dia 20, a estação mais fria do ano no Brasil: o inverno! E, apesar de ser um…
DESTINOS

Curitiba recebe primeiro voo direto de Santiago

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu na quarta-feira (19) o…
DESTINOS

Portugal: Setúbal aprova criação de taxa turística municipal

A Câmara de Setúbal aprovou o projeto de regulamento de criação da taxa municipal turística diante do aumento da despesa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :