O Tribunal de Contas da União (TCU) discutiu a situação a matriz de resíduos sólidos com representantes dos municípios em audiência e falta de cumprimento de Lei Federal, que já determinou o encerramento dos lixões em julho de 2014, sendo Alagoas o único a cumprir esta determinação, sendo exemplo de cuidado com meio ambiente. Alagoas demonstra que é possível destina corretamente o lixo produzido pelas cidades e basta apenas vontade política. A matriz vai subsidiar a realização da auditoria do TCU para verificar a atuação do governo federal na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), constante na Lei 12.035/2010. Durante a audiência, a atuação de membros do TCU se deu com o objetivo de avaliar a atuação federal. O analista técnico em saneamento da CNM, Pedro Duarte, tentou argumentar buscando defender os interesses dos prefeitos, que não desejam investir na destinação correta do lixo produzido por suas cidades, mas quando é citado Alagoas como exemplo os argumentos caem por terra. Segundo ele “se trata de uma política nacional, com obrigações e responsabilidades atribuídas ao governo federal, Estados, Municípios e ao setor privado, sendo que o êxito na implementação da PNRS depende de uma atuação coordenada entre estes atores”, disse enaltecendo que após 12 anos da promulgação da Lei 12.305/2010, o governo federal sequer elaborou o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares)”.
Arapiraca
Os candidatos as eleições desse ano já estão na rua, alguns se despedindo do cargo como a secretária estadual de Assistência Social Fabiana Pessoa, que esteve na linha de frente nos programa sociais implantados em todos os municípios. Fabiana Pessoa foi vereadora e prefeita de Arapiraca, onde nos oitos meses que esteve a frente do executivo municipal mostrou garra para o trabalho. Fabiana deverá disputa uma vaga para Assembleia Legislativa.
Arapiraca/Nezinho
O deputado estadual Ricardo Nezinho, não vai arriscar ir para Brasília. O deputado vai tentar renovar seu mandato de deputado estadual e deverá se abrigar no União Brasil, de Marcelo Vitor, que segundo os comentários de bastidores é quem verdadeiramente vai comandar o Governo do Estado, seja quem for o candidato tampão para o governo do estado.
Assembleia/Paulo Dantas
Todos apontam para Paulo Dantas como o governador tampão, no lugar de Renan Filho, mas segundo uma deputada estadual, isto ainda não está totalmente alinhado com todos deputados. Segundo a parlamentar poderemos ter uma grande surpresa como, por exemplo, uma mulher ser a governadora tampão.
Arapiraca/Daniel Barbosa
O filho do prefeito Luciano Barbosa, Daniel Barbosa, poderá desistir em disputar a eleição para deputado federal. Os indícios já foram dados com o esfriamento das “visitas” patrocinadas por seu pai e que ele vinha realizando. Tudo indica que deverá apoiar a reeleição do deputado federal Arthur Lira.
Arapiraca/Severino Pessoa
Outro fator que influencia a saída do filho do prefeito Luciano Barbosa da disputa é ter que enfrentar Severino Pessoa, que possui uma grande densidade eleitoral em toda região nos colégios eleitorais do Agreste. Além disso, o filho do prefeito Luciano Barbosa, não tem serviços prestado à comunidade e nunca ocupou um cargo público.
Maragogi/Arthur Lira
O prefeito de Maragogi, Sérgio Lira está monitorando os aliados políticos que ocupam cargo público na sua administração e que poderão não apoiar a reeleição de seu primo o deputado federal e presidente da Câmara, Arthur Lira. Em uma reunião com aliados o prefeito bateu na mesa e disse: “ou está comigo, ou está fora do meu governo!”. O recado foi dado.
Governadora
Um dos grupos políticos mais fortes de Alagoas atualmente é o comandando pelo ex-deputado Joaozinho Pereira, primo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. O grupo tem em seus quadros duas mulheres supercompetentes: a deputada estadual Jô Pereira e a ex-presidente da AMA Pauline Pereira. Fortes candidatas ao governo do estado e podem fazer história colocando no comando do Governo de Alagoas, a primeira mulher.
Pilar
Outro muito forte para o governo do estado é o prefeito do Pilar, Renato Resende Filho, que tem que decidir se continua no cargo, ou renúncia e vai para disputa. O jovem prefeito tem demonstrando força e está bastante motivado, diante do cenário político apresentado em Alagoas, onde os pretendentes estão todos no mesmo patamar político.
Lira no páreo
Segundo o prefeito Sérgio Lira, o presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira, lhe confidenciou que está analisando a possibilidade em disputar o governo do estado. “Tuca”, como chamado pelos primos Pereiras, encomendou uma pesquisa qualitativa. Se o resultado for favorável, Arthur Lira vai disputar o Governo do Estado, sendo um dos nomes mais forte dentro do atual cenário político.