DESTINOS

Iniciativa apoiada pelo MTur alia arte a turismo de natureza na Amazônia

A Amazônia não cansa de surpreender. Além de todos os encantos naturais e gastronômicos, uma atração diferente está encantando turistas que visitam o Norte do país. Nos dias 5 e 6 de março a cidade de Belém (PA) recebeu mais uma edição do Street River Amazônia. A iniciativa, apoiada pelo Ministério do Turismo, oferece passeios gratuitos pela Galeria Fluvial na Ilha do Combu, onde é possível admirar a arte a céu aberto, ou melhor, “à floresta aberta”.

A Ilha do Combu, localizada a vinte minutos de barco do centro de Belém, é um importante ponto turístico e recebe visitantes do mundo inteiro que buscam contato com as belezas naturais da Amazônia e com a gastronomia regional. Durante o trajeto feito de barco, o verde da mata ganha ainda mais vida com o colorido da arte pintada nas fachadas das casas ribeirinhas, resultado das intervenções em grafite no estilo “Street Art” de artistas amazonenses e de outros estados.

“Este projeto é um exemplo de que o turismo e a cultura podem transformar vidas, lugares e comunidades. Ele promove a valorização do povo ribeirinho enquanto movimenta o turismo na região”, desta o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O projeto teve início quando o artista Sebá Tapajós pintou, em 2015, as primeiras cinco casas da ilha. Ao transformar palafitas em obras de arte, o Street River chama a atenção para a vida do povo ribeirinho e traz visibilidade para a preservação da Amazônia, dos seus rios e da sua cultura.

O passeio guiado ainda promove a inclusão, com profissionais treinados para atender pessoas idosas, com deficiência auditiva e visual ou com mobilidade reduzida. Serão disponibilizados intérprete de libras com tradução simultânea dos guias e artistas convidados e audiodescrição ao vivo.

Foto: Street River

Artigos relacionados
DESTINOS

Taxa turística volta a ser cobrada no acesso ao centro histórico de Veneza

A Câmara Municipal de Veneza reintroduziu a taxa turística de acesso ao centro histórico da cidade italiana, cujo preço varia…
DESTINOSLEVANTANDO ÂNCORAS

AmaWaterways faz história com cruzeiros fluviais na Colômbia

Após sete anos trabalhando para levar cruzeiros fluviais à Colômbia, a AmaWaterways lançou os primeiros cruzeiros fluviais noturnos no Rio…
DESTINOS

Turismo gera 10,3% dos empregos formais na Bahia

As atividades turísticas geraram mais de 2 mil novos empregos formais na Bahia, em fevereiro deste ano, segundo dados do…