ALAGOAS

Coruripe ganha nova praça de convívio social, dentro do projeto de infraestrutura turística

O município de Coruripe turístico, localizado no litoral sul de Alagoas, a 69 quilômetros de Maceió, vem recebendo investimentos urbanísticos importantes dentro do Programa de Infraestrutura Urbanística, para consolidar a cidade como destino de turismo e também proporcionar melhor qualidade de vida a população.

A Praça Doutor Castro Azevedo, uma das maiores da cidade foi totalmente reformada recebendo melhorias desde um novo piso intertravado, iluminação em LED, paisagismo, banheiros públicos, mobiliário urbano, deck central em madeira até um playground. A escadaria da Igreja Matriz ganhou um grande mosaico com a Imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A solenidade contou com a presença de toda comunidade, além do prefeito Marcelo Beltrão e seu irmão do secretário estadual de desenvolvimento e turismo de Alagoas, Marcius Beltrão, que vem dando todo apoio necessário para que Coruripe e também todo litoral Sul, se consolide dentro do roteiro turístico em Alagoas, um sonho antigo acalentado por todos.

 O pároco da Matriz, Padre Antenor Montenegro, foi o responsável por abençoar o novo espaço público, que também ganhou a imagem da padroeira da cidade. “É uma grande alegria estar hoje reinaugurando a praça e inaugurando a nova escadaria com a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Que todos que venham à Coruripe possam também vir ao Centro da cidade para conhecer essa bela obra de arte, sinal da fé e devoção do povo de Coruripe. Deus abençoe a todos”, disse o padre ao abençoar o novo espaço.

Coruripe é uma cidade com um grande potencial turístico, com belas praias por toda a sua extensão. A administração tem investido na estruturação das áreas, para melhor receber os turistas e dar mais qualidade de vida aos moradores. Seguindo essa lógica, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, afirmou que a cidade aos olhos da administração vai se consolidar definitivamente como destino.

“Coruripe tem um grande potencial, com belas praias, cultura efervescente, culinária e história. Hoje Coruripe comemora com mais um local aprazível. Essa escadaria ficou linda e tenho certeza que o artista colocou toda a sua inspiração e amor nesta obra de arte. Parabéns, Marcelo! Também quero parabenizar toda a equipe que trabalhou neste projeto. Cada dia que passa Coruripe fica mais linda diante do seu potencial. A cidade agora está sendo preparada para se tornar definitivamente um destino turístico”, comemorou.

Em menos de dois meses a administração Marcelo Beltrão e Zé Éneas entregou dois grandes projetos que podem contribuir também com o turismo. Em fevereiro, o Pontal de Coruripe ganhou o Food Park e, agora, o Centro da cidade, a Praça Dr. Castro Azevedo totalmente requalificada. O chefe do Executivo. Emocionado, pediu aos coruripenses que zelem pelo patrimônio público e garantiu ainda que vai continuar lutando pela transformação da cidade e de sua gente.

 “Estamos preparando o cenário para que as pessoas possam se sentir bem em uma cidade agradável. Para que isso ocorra, a casa precisa estar limpa e com um povo de braços abertos, que cuide do seu patrimônio. Esse espaço foi sonhado com tanto carinho e esse sentimento o coruripense precisa ter, se apropriar do que é seu. Usem, se divirtam e recebam todos bem, para que mais visitantes possam frequentar nossa cidade. Mais novidades vão surgir, em breve. Vamos lutar muito pela transformação de Coruripe e para proporcionar qualidade de vida para seu povo”, encerrou o prefeito Marcelo Beltrão.

Homenagem à Padroeira do município

O espaço público totalmente revitalizado também ganhou uma obra de arte ao ar livre. A escadaria que liga a Praça à Igreja Matriz se transformou em uma verdadeira obra de arte. Das mãos do artista plástico de Marechal Deodoro, Ovídio Gurgel, 60 anos, a escadaria da Igreja Matriz ganhou a imagem da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, em forma de mosaico.

“Da concepção da obra até o término, foram cerca de dois meses. Tudo começou com uma visita ao local, para conhecer o espaço onde receberia o mosaico. A partir disso, começamos a pensar como seria a transformação. Um trabalho em conjunto, onde entra minha equipe e também o artista de Olinda especialista em arte sacra, Paulo Francisco. Ele que desenhou a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e eu que sou o responsável por transformar seu desenho em mosaico”, explicou Gurgel como funciona todo o projeto.

Um trabalho minucioso e o resultado foi a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em forma de mosaico, cobrindo toda a escadaria de acesso a Matriz de Coruripe, que também leva seu nome. Além da nova praça, a nova escadaria, além de homenagear a padroeira, se tornou mais um ponto turístico do município, localizado no coração de Coruripe.

“Para o artista é muito gratificante ver uma obra que vai ter uma grande visibilidade em um espaço público. Estou muito feliz por deixar meu traço em Coruripe. Agradeço ao prefeito Marcelo Beltrão pelo convite e por poder contribuir com a transformação desta cidade. Arte é vida”, encerrou o alagoano e artista plástico, Ovídio Gurgel, 60 anos. Há 20 anos ele se dedica a criar mosaicos, contribuindo com a transformação de espaço ao ar livre em verdadeiras obras de arte.

Apresentações culturais

A entrega da Praça Dr. Castro Azevedo e a inauguração da escadaria contou ainda com as apresentações do violinista Hendrik Santos, do saxofonista Júnior Guedes, da solista Elisângela Leandro e do pianista Esly Albuquerque.

O grupo folclórico do Poxim, Mané do Rosário, também ocupou a praça para se apresentar, sob o comando da mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas, Dona traíra. O encerramento da entrega da Praça Dr. Castro Azevedo ficou por conta da cantora Kel Monaliza.

GALERIA DE FOTOS E TEXTO: ASCOM/PREFEITURA DE CORURIPE

Artigos relacionados
ALAGOAS

Com aumento de 70%, Alagoas lidera ranking de vendas da CVC no 1º semestre de 2024

O crescimento do turismo em Alagoas tem sido contínuo. Prova disso é que o nosso estado lidera o ranking de…
ALAGOAS

Paulo Dantas solicita liberação de R$ 4, 5 milhões para ampliação do Centro de Convenções de Maceió

O governador Paulo Dantas esteve reunido com o ministro do Turismo, Celso Sabino, na quarta-feira (18), em Brasília, para tratar…
ALAGOAS

Projeto Cine Misa retorna e proporciona imersão na história do audiovisual alagoano

O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), equipamento gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :