O artesanato único da Ilha do Ferro, comunidade no Sertão de Alagoas, será destaque de uma roda de conversa no Museu A Casa, em São Paulo. Com o tema “Os Tesouros Alagoanos contados por seus artistas”, o evento acontece na quinta-feira (10), e contará com a presença da primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, da Gerente de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Daniela Vasconcelos, e do designer Rodrigo Ambrósio.
Importante atividade econômica da Ilha do Ferro, o artesanato é uma tradição perpetuada a gerações, tendo, como destaque, o bordado boa noite e as peças esculturais de madeira.
Além da mesa redonda, que também contará com a presença das artesãs Rejania e Camille Souza, filha e neta de seu Fernando, o precursor dos móveis feitos com raízes e madeiras da região, o Museu A Casa realiza a exposição “Um olhar sobre o acervo: rendas e bordados”, que conta com peças bordadas com o Boa Noite, técnica exclusiva da Ilha do Ferro.
“Dentro da exposição que acontece no Museu, temos a representação do bordado Boa Noite, que só tem em Alagoas, na Ilha do Ferro, isso por si só já torna a ação especial. E a oportunidade de levar duas artesãs para falarem sobre o bordado e a atividade artesanal da Ilha do Ferro é muito relevante dentro de um contexto de exposição como essa”, destaca a Gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.
Alagoas Feita à Mão
O Governo de Alagoas, por meio da Sedetur, criou o programa Alagoas Feito à Mão em 2015, com objetivo de criar ações que promovam o segmento do artesanato no estado e contribuam para a geração de renda e qualidade de vida dos artistas locais. As atividades principais são focadas nas participações de feiras e eventos nacionais, divulgação do catálogo comercial do artesanato alagoano e mapeamento e identificação das oficinas dos artesãos.
Texto: Isabella Padilha
Fotos: Divulgação