ALAGOAS

Alagoas Feita À Mão participa de Roda de Conversa no Museu A Casa

O artesanato único da Ilha do Ferro, comunidade no Sertão de Alagoas, será destaque de uma roda de conversa no Museu A Casa, em São Paulo. Com o tema “Os Tesouros Alagoanos contados por seus artistas”, o evento acontece na quinta-feira (10), e contará com a presença da primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, da Gerente de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Daniela Vasconcelos, e do designer Rodrigo Ambrósio.

Importante atividade econômica da Ilha do Ferro, o artesanato é uma tradição perpetuada a gerações, tendo, como destaque, o bordado boa noite e as peças esculturais de madeira.

Além da mesa redonda, que também contará com a presença das artesãs Rejania e Camille Souza, filha e neta de seu Fernando, o precursor dos móveis feitos com raízes e madeiras da região, o Museu A Casa realiza a exposição “Um olhar sobre o acervo: rendas e bordados”, que conta com peças bordadas com o Boa Noite, técnica exclusiva da Ilha do Ferro.

“Dentro da exposição que acontece no Museu, temos a representação do bordado Boa Noite, que só tem em Alagoas, na Ilha do Ferro, isso por si só já torna a ação especial. E a oportunidade de levar duas artesãs para falarem sobre o bordado e a atividade artesanal da Ilha do Ferro é muito relevante dentro de um contexto de exposição como essa”, destaca a Gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

Alagoas Feita à Mão

O Governo de Alagoas, por meio da Sedetur, criou o programa Alagoas Feito à Mão em 2015, com objetivo de criar ações que promovam o segmento do artesanato no estado e contribuam para a geração de renda e qualidade de vida dos artistas locais. As atividades principais são focadas nas participações de feiras e eventos nacionais, divulgação do catálogo comercial do artesanato alagoano e mapeamento e identificação das oficinas dos artesãos.

Texto: Isabella Padilha
Fotos: Divulgação

Artigos relacionados
ALAGOAS

Com aumento de 70%, Alagoas lidera ranking de vendas da CVC no 1º semestre de 2024

O crescimento do turismo em Alagoas tem sido contínuo. Prova disso é que o nosso estado lidera o ranking de…
ALAGOAS

Paulo Dantas solicita liberação de R$ 4, 5 milhões para ampliação do Centro de Convenções de Maceió

O governador Paulo Dantas esteve reunido com o ministro do Turismo, Celso Sabino, na quarta-feira (18), em Brasília, para tratar…
ALAGOAS

Projeto Cine Misa retorna e proporciona imersão na história do audiovisual alagoano

O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), equipamento gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :