DESTINOS

Campos do Jordão o ano inteiro: 6 dicas de como aproveitar a cidade não só na temporada de inverno

Visitar a cidade de Campos do Jordão na temporada de inverno é, sem dúvidas, uma experiência inesquecível, mas o que nem todo mundo sabe é que a cidade conta com opções de turismo e lazer durante o ano inteiro. Situado na Serra da Mantiqueira, a região é cercada pelas montanhas e influenciada pela cultura europeia, perfeita para aqueles que almejam ter contato com a natureza. Pensando nisso, confira um roteiro para desbravar e curtir a cidade em qualquer estação:

A primeira parada é um banho de cachoeira. As opções ficam mais afastadas do centro turístico e não são muito conhecidas pelos visitantes. Entre elas está a Trilha da Cachoeira, margeada por araucárias e uma série de três quedas d’água. Outra opção é a Cachoeira Lenz, que fica dentro da propriedade da família Lenz César, e é considerada a mais longa e volumosa queda d’água de Campos do Jordão! Já para aqueles que gostam de adrenalina e têm preparo físico, a Cachoeira da Celestina é uma ótima aposta, com uma vista de tirar o fôlego. São 5 horas para subir 8,5 km, a uma altura de 1.910 metros, e é recomendado o acompanhamento de guias especializados.
 

Para os turistas que não têm medo de altura, a sugestão é o teleférico! Inaugurado em 1971 é o mais alto do país, chegando a mais de 1.500 metros de altura. O embarque acontece no Parque do Capivari e vai até o topo do Morro do Elefante, percorrendo 560 metros de extensão até o topo. O passeio custa R$40,00 por pessoa e é possível apreciar a vista do Parque Estadual de Campos do Jordão e a paisagem do Morro do Elefante. É um passeio tranquilo e durante a parada no Morro do Elefante, não há tempo mínimo para o retorno, o visitante pode permanecer no local para tirar fotos, apreciar a paisagem ou até comprar lembrancinhas dos artesãos locais.
 

Aos amantes da cerveja artesanal, a dica é aproveitar a fábrica da Baden Baden, uma das primeiras cervejas artesanais do país. A cervejaria da serra oferece uma experiência guiada em que o visitante pode aprender mais sobre os quatro rótulos da marca: Cristal, pilsen sofisticada e com sabor equilibrado; Golden Ale, combinação marcante da canela e frutas vermelhas; IPA, sabor intenso com suco de maracujá na receita, além da Witbier, cerveja de trigo muito refrescante, com laranja e semente de coentro, já eleita a melhor do mundo. e os processos de produção da cerveja. Durante a tour, de aproximadamente 50 minutos, também é possível conhecer o processo de produção das cervejas e sentir os aromas característicos dos ingredientes usados nos diferentes tipos de rótulos. Por fim, acontece a degustação, onde são servidas 4 pequenas doses para cada um dos visitantes. Uma tour deve ser agendada com antecedência e custa R$ 50,00.
 

Tradicional na cidade, e que não pode ficar de fora do roteiro, está o bairro Capivari, um dos pontos mais badalados e movimentados da região. Para quem gosta de boa gastronomia, lá é o lugar certo e reúne variadas casas de fondue, carnes, massas, chocolate, cervejarias – incluindo a cervejaria Baden Baden, que oferece uma cozinha típica e deliciosa da região -, e os diversos rótulos de cerveja da marca e muito mais. As principais e mais movimentadas ruas da Vila Capivari são fechadas apenas para pedestres, fazendo com que os restaurantes do bairro tenham mesas sobre a calçada, podendo assim comer ao ar livre enquanto aproveita a movimentação da rua.
 

Vale conferir o Mãostiqueiras, um negócio social que nasceu quando a idealizadora Juliana Müller Bastos descobriu que a maior parte dos criadores de ovelhas da região fazia a tosquia anual de seus animais e jogava a lã fora, não aproveitando dessa valiosa fibra têxtil. O projeto funciona dentro do Parque da Lagoinha, onde acontecem oficinas com lãs e ficam expostas ferramentas utilizadas para tratar, cardar, fiar e tingir a lã. Com o objetivo de capacitar as pessoas da comunidade para trabalharem com a lã e criarem produtos 100% naturais, também é possível comprar as criações dos artesãos, conhecer todo o ciclo de lã em uma tour monitorada, além de ver as ovelhas! A entrada é gratuita e funciona de quarta à segunda, das 10 às 17h.

Por fim, mas não menos importante, o Pátio Paris Shopping Gourmet é outra opção para visitar. O estabelecimento é o primeiro shopping de Campos do Jordão a criar uma praça gourmet, onde pode-se aproveitar ao ar livre as delícias da culinária típica de montanha, ele foi projetado para surpreender o paladar e por isso reúne as mais variedades gastronômicas e exclusivas lojas em meio a um grande jardim de inverno.

Uma coisa é certa: Campos do Jordão é uma cidade ideal para quem quer sair da rotina e agitação de São Paulo, com sua área verde, cachoeiras e clima tropical temperado, ganhou apelido de Suíça Brasileira e é constantemente visitada tanto por turistas do Brasil como do exterior também, chegando a ter recebido quase 3,8 milhões de visitantes em 2015.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados
DESTINOS

Início do inverno traz possibilidades para curtir o frio pelo país

Teve início, ontem, dia 20, a estação mais fria do ano no Brasil: o inverno! E, apesar de ser um…
DESTINOS

Curitiba recebe primeiro voo direto de Santiago

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu na quarta-feira (19) o…
DESTINOS

Portugal: Setúbal aprova criação de taxa turística municipal

A Câmara de Setúbal aprovou o projeto de regulamento de criação da taxa municipal turística diante do aumento da despesa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :