NEGÓCIOS

Selo Turismo Responsável alcança a marca de 31 mil adesões

Foi registrada pelo MTur a marca histórica de 31 mil Selos Turismo Responsável, Limpo e Seguro emitidos para prestadores de serviços turísticos em todo o país. A medida, lançada em junho de 2020, criou protocolos sanitários contra a Covid-19 para 15 atividades da cadeia turística incluindo os guias de turismo. A ação colocou o Brasil entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo.

Os estados com maior número de selos emitidos são: São Paulo (5.913), Rio de Janeiro (4.039) e Rio Grande do Sul (2.456). Os maiores emissores entre os segmentos são: Agências de Turismo (9.081), Meios de Hospedagem (6.462) e Guias de Turismo (4.463).

“A emissão de 31.005 selos em todos os estados brasileiros mostra o sucesso da iniciativa e reforça que esta foi uma medida crucial para dar segurança a trabalhadores e turistas que desejavam voltar a viajar e está sendo muito importante neste momento que vivemos a retoma plena de nossas atividades”, comentou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O selo está disponível para 15 atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, entre outros. Cada segmento possui um protocolo sanitário específico, elaborado em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor, a partir de diretrizes internacionais.

Também há um protocolo destinado exclusivamente aos turistas, com atitudes a serem tomadas por cada um para a proteção de todos. Os documentos foram validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

EMISSÃO DO SELO – Para obter o selo, o prestador de serviço turístico ou guia de turismo precisa estar com a situação regular no Cadastur, que é o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos. O cadastro é rápido, gratuito e pode ser feito online. Na sequência, é preciso acessar o site do Selo Turismo Responsável, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados. Após estes passos, o interessado é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão.

Artigos relacionados
NEGÓCIOS

Nova rodada do Programa de Aceleração do Turismo Internacional está com inscrições abertas

Companhias aéreas brasileiras ou estrangeiras interessadas em ampliar a conectividade aérea de novos voos internacionais para o Brasil já podem…
NEGÓCIOS

Embratur se reúne com aéreas que operam no Caribe

A Embratur participou, pela primeira vez, do CONNECT – New World, encontro que reúne companhias aéreas, aeroportos e destinos do…
NEGÓCIOS

Faturamento do Turismo alcança o melhor resultado para um primeiro trimestre em cinco anos

O Turismo brasileiro faturou R$ 48,2 bilhões nos primeiros três meses do ano e registrou o melhor desempenho para um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :