BLOG DO MOZART LUNA

A importância da água. IGPS conclui ação hoje em Penedo. Japaratinga implanta nota fiscal eletrônica. Piranhas realiza pavimentação de ruas. Pão de Açúcar realiza ações em Impoeiras.

A conscientização para a importância da água marcou o dia 22 de março. Anualmente, a Organização das Nações Unidades (ONU) escolhe um tema para dar visibilidade, com base no Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento da Água. Este ano, o tema abordado foi “Águas subterrâneas: tornando o invisível visível“. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que o relatório da ONU aponta várias ações a serem realizadas sobre águas subterrâneas, dentre elas a de fortalecer os regulamentos ambientais, ou seja, o papel de regulação para proteção desse recurso hídrico. É nesse contexto que o papel dos Municípios é de extrema relevância, pois a prevenção da poluição das águas subterrâneas requer o uso adequado do solo, uma competência municipal, especialmente em áreas de recarga de aquíferos. Segundo o relatório mundial, é imperativo que os governos assumam seu papel de guardiões do recurso, levando em consideração os aspectos de bem comum das águas subterrâneas, para garantir que o acesso e os benefícios das águas subterrâneas sejam distribuídos equitativamente e que o recurso continue disponível para as gerações futuras. Para a Confederação, é de fundamental importância que os gestores locais conheçam o Recurso Especial 994.120 – RS (2007/0234852-0), o qual discutiu os limites da competência fiscalizatória municipal relacionada à perfuração de poço artesiano e sua exploração por particular. 

IGPS  

O Instituto de Gestão de Políticas Púbicas Sociais – IGPS, finaliza, hoje, em Penedo, no Teatro Sete de Setembro, a realização de exames oftalmológicos gratuitos para crianças e adultos, além da distribuição de óculos. A iniciativa ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal, realizando mais de 100 atendimentos dia.   

Penedo 

O prêmio Selma Brito, que vai acontecer nesta quarta-feira, 23, contemplará diversos penedenses e alagoanos atuantes em variados segmentos. E o Teatro Sete de Setembro será o palco dessa grande noite, escolhido pelos organizadores pelo grande potencial. 

Maragogi   

A Prefeitura de Maragogi preparou uma Sala de Recursos Multifuncionais para atender os alunos com algum tipo de necessidades especiais ou déficit de conhecimento. A sala funciona na Escola Marechal Arthur da Costa e Silva, desde o dia 15 desse mês, e os alunos são atendidos em contra turno do ensino regular. Uma equipe multidisciplinar está preparada para acolher os estudantes e também os pais, que terão oficinas de conhecimento, enquanto aguardam os filhos. 

Japaratinga 

A prefeitura de Japaratinga realizou exposição do novo sistema tributário aos contribuintes e contabilistas. Na oportunidade, foram tratados os seguintes temas: nota fiscal eletrônica e sistema tributário municipal. O objetivo é dar transparência e agilidade ao processo fiscal.

 

Piranhas 

Em Piranhas, a pavimentação do Bairro Xingó segue avançando, trazendo mais mobilidade urbana e segurança para os moradores. O município vem investindo na recuperação da malha viária urbana e assim valorizando os bairros e trazendo comodidade a todos. Já se foi o tempo em que se buscava tapar buracos com cimento. 

Pão de Açúcar 

O Prefeitura de Pão de Açúcar, por meio do Projeto “Prefeitura Perto de Você”, chegou em Impoeiras para fazer história. Uma ação cheia de alegria, serviços e cuidado com quem mais precisa. Foram centenas de atendimentos em todas as áreas, de todas as pastas, que levaram com eficiência os benefícios para o povoado. Tudo isso numa estrutura digna do governo que cuida das pessoas. 

Risco 

Mais de mil municípios brasileiros correm o risco de ficar de fora da lista de cidades autorizadas a receber transferências voluntárias da União, celebrar acordos e convênios com órgãos do governo federal e ainda obter empréstimos com instituições financeiras.   

Prazo 

O número (1.039) representa quase 20% de todas as prefeituras ou cerca da metade das 2.151 que possuem regime próprio de Previdência e ainda não implementaram um sistema complementar para servidores que recebem acima do teto. O prazo se encerra no próximo dia 31.   

Drogas 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) elaborou Nota Técnica 7/2022 que orienta os gestores municipais sobre as mudanças promovidas pela Lei 13840/2019. A legislação altera a Lei 11343/2006 – Lei de Drogas -, que alterou o Sistema Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas (SISNAD), responsável por coordenar medidas relacionadas à prevenção ao uso de psicoativos, à atenção à saúde de usuários e à repressão ao tráfico. 

Modificações 

Entre as modificações ocorridas estão mudanças como o reforço do trabalho das comunidades terapêuticas, unidades que acolhem dependentes químicos que voluntariamente buscam por tratamento; as ações mais rígidas contra o tráfico de drogas e a internação involuntária de usuários de drogas para desintoxicação. 

Inovações 

A CNM destaca que as inovações legislativas ainda geram inúmeros debates. A grande repercussão é um dos temas mais polemizados. A entidade destaca, ainda, que a internação involuntária deve respeitar uma série de requisitos, como a transmissão das informações aos órgãos de fiscalização – Ministério Público, Defensoria Pública e a avaliação por médico responsável. 

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

São Pedro tem programação em Piau. Ilha do Ferro ganha ponto instragamável. Arapiraca com matriculas abertas para educação infantil. Coruripe realiza fórum Unicef.

Tem festa em Piau. Tem festa no maior distrito de Piranhas: Piau. O prefeito Tiago Freitas, na administração da reconstrução…
BLOG DO MOZART LUNA

Bolsonaristas divididos em Arapiraca com candidatura de Fabiana Pessoa, que tira tranquilidade da candidatura de Luciano Barbosa. IGPS realiza ação de saúde em Branquinha. Uneal é beneficiada com ação do Governo do Estado.

Bolsonarista de Arapiraca A ex-prefeita de Arapiraca Fabiana Pessoa (PL), se prepara para ser a maior adversária de Luciano Barbosa…
BLOG DO MOZART LUNA

Falta de cuidado com a cidade prejudica turismo em Piaçabuçu, mas disputa eleitoral pode mudar cenário no município. Pedra Fest em Delmiro já tem programação definida. Castra móvel em Penedo. Jovens ganham espaço para prática de esporte em Japaratinga

Melhorar turismo em Piaçabuçu Piaçabuçu possui um potencial turístico lindíssimo que não tem divulgação por parte do poder público municipal,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :