Nesta quarta-feira (23), o deputado federal alagoano Severino Pessoa comemorou a aprovação, em primeiro turno, da PEC dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias (PEC 22/11), que prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424,00 em 2022) a ser bancado pela União.
De acordo com o parlamentar, a aprovação da PEC representa a vitória de uma luta antiga da categoria. “Nada mais justo do que valorizar esses bravos profissionais da saúde que atuam na base de tudo, levando orientação e medicina preventiva aos brasileiros”, destacou Pessoa.
A votação foi acompanhada pela presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Hilda Angélica Correia, e profissionais da área de vários estados brasileiros.
A aprovação da PEC foi bastante comemorada por Severino Pessoa que, em Alagoas, foi procurado diversas vezes por agentes de saúde e de endemias em busca de apoio do parlamentar. “Conheço muitos agentes, inclusive tenho muitos amigos da área e sei bem a luta que eles vêm travando há anos para conquistarem esse direito tão fundamental para a melhoria da saúde brasileira”, afirmou o deputado.
Foto: Ascom