Uma novidade para os passageiros irlandeses acaba com uma restrição que existia desde 2006. O aeroporto de Shannon aboliu a restrição dos 100ml nas embalagens de líquidos na bagagem de mão dos passageiros, confirmaram as autoridades aeroportuárias irlandesas ao SchengenVisaInfo.com. A medida, que era adotada para combater atos de terrorismo, acaba e dá lugar a implementação de um novo sistema de segurança.
Esta nova regra, que será praticada em todos os aeroportos do país, permite que os passageiros viajem com líquidos sem estarem sujeitos a restrições no tamanho nas embalagens, desde que sejam armazenadas/transportadas na bagagem de mão.
As regras estão previstas entrar em vigor não apenas nos aeroportos da Irlanda, mas também noutros aeroportos, de acordo com o especialista em viagens Eoghan Corry.
Segundo Corry, “o que mudou foi a tecnologia, com empresas a elevar o nível de tecnologia e segurança”, enfatizando ainda que o pretendido é que também não seja necessário tirar portáteis e líquidos das malas.
Em comunicado, a entidade gestora do aeroporto de Shannon refere, contudo, que “a restrição de líquidos em recipientes de 100 ml pode, no entanto, vigorar em todos os outros aeroportos da UE”, pelo que será necessário verificar localmente, em cada aeroporto, se as restrições se aplicam.