ALAGOAS

Pontal do Coruripe ganha nova urbanização e atrai turistas de todo Brasil

Os turistas e os moradores do Pontal de Coruripe, um dos principais destinos mais procurados e visitados do Litoral Sul de Alagoas, ganharam mais três atrativos nesta quarta-feira (6). O prefeito Marcelo Beltrão entregou a segunda etapa do Projeto de Reordenamento dos Destinos Turísticos de Coruripe. A primeira etapa foi entregue em fevereiro, com a construção do Food Park e a requalificação da Praça Central.   

Na última etapa do reordenamento, o Farol do Pontal foi totalmente revitalizado, com pintura, reforma das três escadarias que dão acesso à praia, instalação de chuveirão, novos guarda-corpos, jardineiras e pergolado de madeira no mirante do pôr do sol. Também houve a reforma das três barracas de alimentos e artesanato.

O desenvolvimento deste projeto segue a mesma tendência de outros destinos turísticos brasileiros. Por isso, o Pontal de Coruripe conta agora com dois espaços instagramáveis, que são os novos cartões postais de Coruripe. A partir da entrega, a população já pode registrar momentos nos acessos à praia no Beco do Amor e Beco do Pontal. O Beco do Pontal está estruturado com um mirante para apreciar o pôr do sol, a praia e a faixa de areia.

“No início algumas pessoas não acreditaram que tudo daria certo. Começamos pelo Food Park e hoje já deu certo. A Prefeitura de Coruripe construiu e os ambulantes passaram a administrar, zelar pelo que também é deles. O processo precisa que todos façam parte, população e ambulantes. O que estamos fazendo é um benefício tanto para os nossos moradores e turistas. Estamos contribuindo para melhorar a geração de emprego e renda de muita gente. Então, se apropriem e zelem por tudo para que os turistas voltem e divulguem nosso Pontal”, destacou o prefeito Marcelo Beltrão.

Marcelo Beltrão aproveitou a solenidade no Pontal de Coruripe para informar que o Projeto de Reordenamento dos Destinos Turísticos de Coruripe vai se estender para outras localidades.

“Nos próximos dias vamos iniciar o projeto em mais dois locais: o povoado Barreiras e área central da Pindorama. Ao término das ações, as equipes vão seguir para Miaí de Cima, Miaí de Baixo e Lagoa do Pau. Na Lagoa do Pau o trabalho será bem maior, com uma grande intervenção que conta com o apoio do Governo de Alagoas através de projeto apresentado ao ex-secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão. Vamos nos unir para fazer uma verdadeira transformação no nosso litoral e conto com o apoio de todos os coruripenses”, destacou Marcelo Beltrão.

À frente do Projeto de Reordenamento dos Destinos Turísticos, a primeira-dama Lili Curvello Beltrão comemorou a entrega e parabenizou todo o envolvimento dos profissionais e técnicos que contribuíram na transformação de áreas esquecidas no Pontal de Coruripe em espaços de lazer.

“Entregamos a segunda etapa do reordenamento, uma ideia que no início pouca gente acreditou no que pretendíamos. Mas, com o empenho dos envolvidos, conseguimos uma grande transformação nesta comunidade que gosto e tenho história. Este projeto vai seguir para outras localidades, sempre ouvindo a comunidade e os ambulantes. Nossa próxima parada será nas Barreiras e tenham certeza de que todos vão trabalhar com muita dedicação, igualmente fizeram aqui no Pontal. Hoje tenho a sensação de dever cumprido por toda a história que tenho aqui. Muito obrigado a todos que fizeram parte e contribuíram de alguma forma com este projeto”, disse emocionada a primeira-dama, que também estendeu os agradecimentos e homenagem à arquiteta Dalila Cabral Beltrão, por ajudar a desenvolver o projeto e doar para a Prefeitura de Coruripe.

Gerente de Turismo de Coruripe, Edson dos Santos, diz que o Pontal de Coruripe passa por um novo momento, com atenção específica da Prefeitura.

“Estamos acordando um gigante que por muito tempo esteve adormecido. Nosso município é lindo e com vários atrativos. Essa nova administração está proporcionando uma verdadeira mudança que vai contribuir com a geração de emprego e renda e, tirar nossos destinos do anonimato. Pontal de Coruripe agora existe em dois momentos, o antes e o depois de 2022. E sei que muitas outras transformações vão acontecer para que Coruripe entre definitivamente no mapa do turismo brasileiro. Parabéns, Coruripe”, endossou Edinho.

Potencialidades do Pontal – Dona Raimunda Alves Cunha é empresária local há 26 anos ao lado do seu esposo Baiano. Ela conta que conheceu o soteropolitano José Santos Cunha durante sua visita à praia. E, desde então, casaram-se, tiveram três filhos e montaram um dos primeiros restaurantes do Pontal do Coruripe, O Baiano.

O casal foi mais além, por acreditar no potencial de um dos mais belos destinos turísticos do Litoral Sul de Alagoas, ainda construiu na Praça do Farol sete flats para alugar aos que desejam conhecer os atrativos da praia e sua região.

“Há exatos 26 anos estou aqui, trabalhando e tirando o sustento da minha família, por acreditar no potencial deste lugar lindo. Durante todo este tempo, alguns governantes fizeram alguma coisa. Mas, com o prefeito Marcelo Beltrão está sendo diferente. Ele prometeu transformar o Pontal em um verdadeiro cartão postal e está cumprindo. Só temos a agradecer ao prefeito por promover uma verdadeira transformação no nosso Pontal de Coruripe”, comemorou a empresária os investimentos que o Município vem fazendo no destino.

Alcance do projeto – O Pontal foi escolhido para ser o piloto do Projeto de Reordenamento dos Destinos Turísticos de Coruripe. A primeira e segunda etapa contemplaram a construção do Food Park (Praça de Alimentação); restauração do Farol e Mirante do Pôr do Sol; reorganização da faixa de praia com identificação dos ambulantes; intervenções nas três praças; sinalização turística; estacionamento; ações de conscientização de limpeza das praias e retirada de animais de grande porte soltos nas ruas. Além do projeto Castra Amigo (castração gratuita de animais domésticos), cursos de capacitação para os ambulantes que comercializam alimentos e reforma do terminal turístico.

 A entrega da última etapa do Reordenamento também teve apresentação cultural durante o pôr do sol, com o saxofonista Júnior Guedes. O dia festivo foi encerrado com os shows dos artistas Luizinha Melo, moradora do Pontal e de Bruninho.

A solenidade de entrega da segunda etapa do Reordenamento do Pontal de Coruripe também contou com as participações do vice-prefeito José Éneas Gama, o ex-secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, dos os vereadores Dalmo Porto, Franciney dos Santos, Maurício da Farmácia, Tiles Henrique, Ednaldo Morais e secretários municipais.

Secom Coruripe: FOTOS E TEXTO

ROBERTO MIRANDA/SECOM CORURIPE

GALERIA DE FOTOS:

Artigos relacionados
ALAGOAS

Com aumento de 70%, Alagoas lidera ranking de vendas da CVC no 1º semestre de 2024

O crescimento do turismo em Alagoas tem sido contínuo. Prova disso é que o nosso estado lidera o ranking de…
ALAGOAS

Paulo Dantas solicita liberação de R$ 4, 5 milhões para ampliação do Centro de Convenções de Maceió

O governador Paulo Dantas esteve reunido com o ministro do Turismo, Celso Sabino, na quarta-feira (18), em Brasília, para tratar…
ALAGOAS

Projeto Cine Misa retorna e proporciona imersão na história do audiovisual alagoano

O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), equipamento gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :