Sem categoria

Projeto Trilha Verde vai consolidar mobilidade elétrica em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha receberá um novo impulso no processo de descarbonização do arquipélago. O projeto Trilha Verde foi lançado pelo governo do Estado em parceria com a Neoenergia, que irá ampliar a mobilidade elétrica com a inserção de 18 veículos elétricos e a instalação de 12 ecopostos. A iniciativa prevê ainda a construção de mais duas usinas solares, uma delas com sistema de armazenamento para utilização à noite, visando suprir a necessidade da frota, que contará, inclusive, com quatro buggies.

As novas ações de sustentabilidade integram o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além do Governo de Pernambuco, também integram a parceria a Renault, WEG, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), IATI, CPqD, eiON e Incharge.

“Estamos muito atentos e determinados em avançar na questão do desenvolvimento sustentável no nosso Estado. Agora, temos a oportunidade de aplicar mais essa prática em Fernando de Noronha, visando impulsionar ações como essa em todo o Brasil. Essa iniciativa dialoga com nossas intenções e nos ajuda a garantir um futuro melhor para as novas gerações”, afirmou Paulo Câmara.

Os veículos elétricos serão enviados a Fernando de Noronha e incorporados às principais atividades econômicas da ilha, como trade turístico, administração distrital e à própria operação da Neoenergia. A intenção é avaliar a aderência dos veículos às mais variadas atividades. “Acreditamos que o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento irá impulsionar a sustentabilidade em um ecossistema preservado como Noronha e contribuir de forma determinante com o processo de descarbonização nos variados segmentos econômicos do arquipélago”, destacou o presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral.

Os 12 novos ecopostos previstos no projeto serão instalados em locais estratégicos da ilha e disponibilizados para todos os carros elétricos do arquipélago. Serão oito pontos com potência de 22 KW, que possibilitam uma recarga mais rápida, e outros dois com potência de 7,4 KW. As duas últimas unidades terão suporte V2G, ou seja, o veículo pode utilizar a estação para recarga ou para retornar a energia não utilizada, como em eventuais períodos de alta demanda da rede. O abastecimento desses postos será realizado totalmente com energia limpa, fornecida pela geração fotovoltaica das duas novas usinas solares.

Até o final de 2023, os veículos elétricos e os recursos energéticos utilizados no projeto serão analisados. As informações coletadas serão submetidas a avaliações de viabilidade dos modelos de negócios e, posteriormente, será confeccionado um mapa para orientar futuras ações. “Menos de uma semana depois que o governador anuncia o Plano de Descarbonização, temos a oportunidade de anunciar esse projeto. Essa cooperação técnica vai possibilitar que a ilha possa avançar com essas soluções tecnológicas, dando contribuições não só para Pernambuco, mas para o Brasil”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti.

Artigos relacionados
Sem categoria

Prefeituras têm saldo financeiro positivo. Mês de outubro fecha com 16% de aumento. Penedo prepara Penedo Luz. Coruripe investe em obras de urbanização.

Prefeituras com muitos recursos O ano está terminando e para os economistas que analisam a situação financeira das prefeituras municipais,…
Sem categoria

TRT/AL recebe prêmio em Brasília. Delmiro dá adeus ao médico Petrúcio Bandeira. MP notifica Prefeitura de Junqueiro pela fala de transparência. Quadriciclos apreendidos em Milagres. Exposição artística no Chalé dos Loureiros em Penedo.

TRT/AL premiado O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) foi agraciado com o Selo Linguagem Simples 2024, concedido…
BLOG DO MOZART LUNASem categoria

Contrato milionário para shows em Colônia de Leopoldina. Municípios é um dos mais pobres do Brasil com renda per capita de R$ 6,95. Alagoana disputa título de "Miss Brasil Europa".

Colônia de Leopoldina :Contrato milionário A Prefeitura de Colônia Leopoldina fez um contrato milionário com uma produtora de eventos. O…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :