Em processo de recuperação após ter sido penalizado com a pandemia, o Turismo de Lisboa estima que a atividade em 2022 chegue a 85% dos níveis de 2019, entrando em normalidade em 2023.
As perspetivas da Associação Turismo de Lisboa para este ano e para o próximo seguem a recuperação que já se registou em 2021, quando houve uma recuperação da atividade de 30% em relação a 2020, embora os indicadores registassem ainda uma quebra de 58% em relação a 2019, ou seja, aos valores anteriores ao início da pandemia, segundo informou o diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa, Vítor Costa.
De acordo com ele, a atividade turística na capital portuguesa ainda não regressou aos valores de 2019 devido à ômicron, que teve um o impacto maior na capital do que noutras regiões do país e em outras cidades europeias com ofertas similares por causa da dependência do transporte aéreo, que é usado por 90% dos visitantes, assim como pela estrutura de produto.
Segundo Vítor Costa, há indicadores que sugerem uma recuperação tanto no segmento de lazer como nas viagens de negócios e que poderá até ser mais rápida do que aquela que era esperada.
Foto: Reprodução