Teve início no sábado passado, 09, a temporada 2022 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Pernambuco. Realizado desde 1968, o evento é um dos maiores indutores de movimentação turística no estado e deve receber cerca de 60 mil pessoas, gerando um impacto de mais de R$ 200 milhões somente neste ano. Ao todo, o espetáculo já foi visto por mais de 4 milhões de espectadores no distrito de Fazenda Nova, na cidade de Brejo da Madre de Deus, sede do maior teatro ao ar livre do mundo.
“Após dois anos parados devido à pandemia da Covid-19, retornamos com este evento que é a cara de Pernambuco e do Brasil. Além da representatividade religiosa, a Paixão de Cristo traz impactos significativos para o nosso setor, ofertando empregos e desenvolvimento para todas as cidades abordadas pelo evento. Contem com o Ministério do Turismo e o governo federal para que este evento seja mais uma vez um grande sucesso”, destacou o ministro do Turismo, Carlos Brito.
O espetáculo é encenado em uma cidade-teatro com 100 mil metros quadrados, o equivalente a um terço da área murada da Jerusalém original, ambiente que marcou a trajetória de Jesus na Terra. O local comporta até 10 mil pessoas e tem nove palcos, que reproduzem cenas como o Sermão da Montanha, a chegada ao Templo de Jerusalém, momentos no Cenáculo, o Horto das Oliveiras, o Palácio de Herodes, o Fórum Romano, a Via Sacra, o Calvário e o Sepulcro. Durante a apresentação, o público se desloca entre os cenários e acompanha ricos detalhes da produção.
A experiência também pode incluir hospedagem em uma pousada temática dentro da muralha, compartilhando os espaços comuns com os artistas do espetáculo. Na primeira noite, os hóspedes assistem à encenação na plateia, passando a figurantes no dia seguinte. O pacote interativo, oferecido durante o megaevento, inclui uma visita aos bastidores do teatro. Durante a visita, os turistas participam do ensaio e provam o figurino para as cenas que, logo mais, à noite, devidamente caracterizados, usarão como figurantes especiais.
BREJO DA MADRE DE DEUS – As matas nativas e o relevo acidentado fazem do município que abriga Nova Jerusalém um ambiente propício à prática do turismo ecológico. Por todos os lados, Brejo da Madre de Deus apresenta riquezas naturais aos turistas e moradores, como a Pedra do Cachorro, as serras da Prata, do Estrago e do Ponto, a Mata do Bituri e o Sítio Arqueológico do Estrago.
Outro atrativo local é o Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho, com gigantescas figuras em granito esculpidas por artesãos locais. O patrimônio arquitetônico reúne um casario e edificações centenárias bem conservadas, como a antiga Casa da Câmara e Cadeia, além do Museu Histórico e Arqueológico.