DestaquesSem categoria

Cidades turísticas puxam criação de vagas formais de emprego

omprovando a sua relevância para a recuperação da economia diante dos impactos da pandemia de Covid-19, o setor de turismo vem impulsionando a criação de vagas formais de emprego no país. Nos últimos 20 meses, cidades com vocação turística e produção de commodities estiveram entre as que mais empregaram, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira (14.04) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Em um ranking com 20 municípios que mais empregaram entre julho de 2020 e fevereiro de 2022, pelo menos a metade teve como característica comum o turismo como atividade relevante. Entre elas estão Porto Seguro (BA), que registrou avanço de 52% (10.019) no mercado de trabalho formal; Vacaria (RS), com aumento de 44% (7.164); Araruama (RJ), com 39% (5.019); Ipojuca (PE), com 37% (7.452); e Itapema (SC), com 35% (6.521);

“O nosso governo abriu espaço na agenda econômica para o turismo, reconhecendo o seu valor e o estabelecendo como política de Estado. Estes números só demonstram a assertividade desta ação e reafirmam o potencial que o turismo tem na recuperação da nossa economia como grande gerador de emprego, renda e desenvolvimento para o país”, afirma o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Ainda segundo o estudo, a expectativa é de que os municípios com vocação turística continuem em evidência no cenário da oferta de emprego ao longo deste ano. “Considerando-se o atual contexto econômico, decorrente do arrefecimento da crise sanitária, é natural, portanto, que as atividades turísticas apresentem maior potencial de regeneração que a maior parte das demais atividades econômicas”, avalia o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

CAGED – Apenas no mês de fevereiro deste ano, atividades ligadas ao setor de turismo já haviam registrado a contratação de 150 mil pessoas, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados no último mês pelo Ministério do Trabalho e Previdência. O número representou quase metade (45,6%) dos 328.507 novos postos formais de trabalho gerados no mês em todos os setores econômicos.

Texto e foto: MTur

Artigos relacionados
Destaques

Assinatura de ordem de serviço garante pavimentação de ruas em Maragogi

O prefeito de Maragogi Dani de Elba assinou a ordem de serviço para a pavimentação de cinco ruas nos povoados…
Destaques

Em Madri, Brasil ganha guia de investimentos em turismo

Os investidores estrangeiros interessados em explorar oportunidades no turismo brasileiro agora contam com uma nova ferramenta que destaca as principais…
Destaques

Setur-BA promove destino Bahia e prospecta novos voos internacionais

A Bahia participa da Feira Internacional de Turismo (Fitur), aberta na quarta-feira (22), no espaço Ifema, em Madri, capital da…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :