Cotidiano

De povoado à vila, Penedo comemora 386 anos de história

Há exatos 386 anos, o rei de Portugal Dom João VI reconheceu o povoado que deu origem à cidade de Penedo como Vila do Penedo do Rio São Francisco.

Para celebrar a data comemorada na terça-feira, 12, a população penedense agradeceu com Missa em Ação de Graças na catedral diocesana, celebração seguida de solenidade no Paço Municipal, com hasteamento dos pavilhões, discursos e apresentação das bandas do Montepio dos Artistas e Fanfarra Fênix.

O Prefeito Ronaldo Lopes destacou a formação histórica do município e a responsabilidade da atual geração em manter o patrimônio preservado.

“Nós temos que preservar o nosso acervo para que as próximas gerações também conheçam a história de Penedo”, afirmou o gestor que recupera monumentos, melhora a infraestrutura e torna a cidade mais justa e inclusiva.

Logo mais à noite, a gestão Crescendo Com Seu Povo comemora o aniversário da cidade com show aberto ao público no estacionamento da Prainha.

A festa será aberta com músicos locais, Dan Souza e banda Omegazord, fechando com a atração nacional Marcynho Sensação.

No próximo dia 18 de abril, Penedo comemora mais uma data histórica. Em 1842, Dom Pedro II formaliza a condição de Penedo como cidade, terra que o imperador brasileiro visitou 16 anos depois do ato oficial, durante expedição no Rio São Francisco até as cachoeiras de Paulo Afonso.  

Texto Fernando Vinícius 

Fotos Deywisson Duarte

Artigos relacionados
Cotidiano

Prefeito Luciano destaca trabalho coletivo na conquista de prêmio em Brasília

O reconhecimento de uma instituição nacional, com referência internacional, como a Fundação Abrinq, na entrega pela segunda vez do Prêmio…
Cotidiano

Delmiro Gouveia é destaque em prêmio nacional do Sebrae Prefeitura Empreendedora

Na terça-feira, 11, o município de Delmiro Gouveia foi um dos grandes finalistas, no âmbito nacional, do Prêmio Sebrae Prefeitura…
Cotidiano

FESTAS JUNINAS: Prefeitura da Barra de Santo Antônio abre o Barraiá com grandes atrações e muito forró

A Prefeitura da Barra de Santo Antônio está entusiasmada em anunciar a abertura oficial do Barraiá, dando início às festividades…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :