uem pretende assistir ao espetáculo Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus (PE), precisa ficar atento ao calendário: a temporada de 2022 termina no próximo sábado (16.04). A peça teatral, que volta a ser realizada após dois anos, conta a vida de Jesus em nove palcos-plateia em cidade cenográfica de 100 mil m². Desde 1968, durante a Semana Santa, o palco gigantesco recebe cerca de 60 mil pessoas neste que é considerado o maior teatro ao ar livre do mundo. O show tem início às 18h, mas os portões são abertos às 16h.
A cidade-teatro é cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma. A encenação, que conta com 450 atores e figurantes, além de centenas de outros profissionais envolvidos, reproduz arruados, ruelas, grandes pátios e jardins da Jerusalém dos tempos de Jesus, como os cenários do Templo, do Fórum Romano, do Palácio de Herodes, da Via Sacra e do Monte do Calvário.
Ao longo dos anos, o espetáculo Paixão de Cristo já atraiu mais de 4 milhões de expectadores, muitos deles turistas de outros estados e do exterior. Os reflexos do aumento do fluxo de turistas também são sentidos no comércio dos municípios do Agreste, situados no entorno de Nova Jerusalém, como Caruaru, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.
No último sábado (09.04), o ministro do Turismo, Carlos Brito, prestigiou a abertura da temporada 2022 do espetáculo Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. “Este evento é a cara de Pernambuco e do Brasil. Além da representatividade religiosa, a Paixão de Cristo traz impactos significativos para o nosso setor, ofertando empregos e desenvolvimento para todas as cidades abordadas pelo evento”, destacou Brito.
Na cidade de Brejo da Madre de Deus circulam cerca de 250 mil pessoas durante a temporada. A outra parte é atraída pelos shows no entorno da cidade-teatro e a feira de artesanato e pavilhão de alimentação que funciona próximo ao evento. A expectativa é de que, ao todo, cerca de R$ 200 milhões sejam movimentados na economia local em função do espetáculo, incluindo o comércio formal, feira de artesanato, hotéis, pousadas e transportes turísticos.
LEI DE INCENTIVO – A Portaria 762, publicada no dia 30 de dezembro de 2021 no Diário Oficial da União, autorizou o Espetáculo Paixão de Cristo de Nova Jerusalém a captar R$ 2,9 milhões via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. A Lei, que tem critérios estabelecidos pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, é a principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil e contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país.
Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.
Perguntas e Respostas
Qual o período de realização do espetáculo?
A temporada 2022 ocorre entre os dias 9 e 16 de abril.
Qual o horário de abertura dos portões?
A porta dos leões, que dá acesso ao teatro, é aberta pontualmente às 16:00.
Qual o horário de início do espetáculo?
Pontualmente às 18:00, todos os dias.
São quantos espetáculos por dia?
Apenas um espetáculo por dia, começando pontualmente às 18h.
O teatro disponibiliza cadeira de rodas para pessoas com dificuldade de locomoção?
Sim, após entrar no teatro, próximo ao primeiro cenário, existem várias cadeiras de rodas à disposição dos espectadores gratuitamente, porém, o teatro não disponibiliza condutores.
O público assiste ao espetáculo em pé ou sentado?
Em pé. O teatro é ao ar livre e as cenas acontecem em cenários diferentes. O público deve se deslocar entre os cenários entre uma cena e outra. Não é permitido entrar no teatro com nenhum tipo de cadeiras, assentos e/ou bancos.
Qual o tempo de duração do espetáculo?
Em média o espetáculo dura 3h. O tempo pode variar de acordo com o tamanho do público, pois o público se movimenta entre os cenários e quanto maior o público, maior o tempo de deslocamento.